• Prof. Dr. Francisco Weber dos Anjos

  • Voltar
30 de janeiro de 2023 por 

Doutor em Educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC(2015), Mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE(2009), Especialista em Arte e Educação pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE (2001), Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Coordenador de Artes da Pró-reitoria de Cultura da UFCA. Coordenador do Projeto Artes Híbridas e do Grupo musical Ancestrália, Membro do Grupo Técnico de trabalho(GTT) para criação do Museu da UFCA . Coordenador de Área do PIBID/UFCA. Tutor do Projeto Cariri Roda de Choro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Musica, atuando principalmente nos seguintes temas: musicologia, arquivologia musical, educação musical, história da música brasileira. Áreas de interesse: História da Música, Musicologia, Arquivologia Musical, Cordas Dedilhadas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8451448835164614

E-mail: weber.anjos@ufca.edu.br

Sala:

Área de Atuação: História da Música

Disciplinas ministradas: História da Música; Prática Instrumental – Violão I, II. III e IV.           

Formação Acadêmica

  • Doutor em Educação – Universidade Federal do Ceará
  • Mestre em História e Culturas – Universidade Estadual do Ceará
  • Especialização em Arte e Educação – Universidade Estadual do Ceará
  • Graduado em Licenciatura em Música – Universidade Estadual do Ceará

Linhas de Pesquisa e Orientação

Grupo de Pesquisa

Publicações

Artigos completos publicados em periódicos

ANJOS, F. W.. UM RAMALHETE DE FLORES SILVESTRES COM ALGUMAS FOLHAS DE URTIGA: O ITINERÁRIO DE RAMOS COTOCO NO FLUXO E REFLUXO DA CIDADE DE FORTALEZA E SEUS ANÔNIMOS.. Tendências (Crato), v. 01, p. 89-98, 2007.

Livros publicados/ Organizados

ANJOS, F. W.; BRITO, C. R. (Org.) . Iniciação à docência: memória e experiências do Pibid-UFCA. 1ª. ed. Curitiba: Appris Editora, 2019. v. 1. 245p .

ANJOS, F. W.. Ramos Cotoco e seus “Cantares Bohêmios”. 1. ed. Fortaleza: SECULT/CE, 2011. v. 01. 210p .

ANJOS, F. W.; MARTINS, Inês ; ELLERY, M. A. . Comunicação e Expressão Artística. 1ª. ed. Fortaleza: RDS Editora, 2009. v. 01. 90p .

Capítulos de livros publicados

ANJOS, F. W.; FERRO, I. R. H. ; ALMEIDA, José Robson Maia de . Prática instrumental da licenciatura em música: reflexões sobre a formação musical colaborativa. In: Antônio Chagas; Robson Almeida. (Org.). Educação Musical e Práticas Instrumentais. 1ªed.Juazeiro do Norte: UFCA, 2017, v. U, p. 21-37.

ANJOS, F. W.; Albuquerque, Luiz Botelho . O Azul e o Encarnado: Cultura Popular e Formação de Músicos Educadores no Cariri Cearense. In: Luiz Botelho Albuquerque; Pedro Rogério. (Org.). Educação Musical: campos de pesquisa, formação e experiências. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2012, v. , p. 245-259.

ELLERY, M. A. ; ANJOS, F. W. ; MARTINS, Inês . O Fenômeno da Expressão. In: UAB/UECE. (Org.). Comunicação e Expressão Artística. Fortaleza: ED. UECE, 2009, v. 1, p. -.

ANJOS, F. W.. A NOVENA. In: FÁTIMA PORTO. (Org.). IX PRÊMIO IDEAL CLUBE DE LITERATURA. 1ªed.FORTALEZA: IDEAL CLUBE, 2006, v. 1, p. 107-108.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

ANJOS, F. W.; COOPAT, C. M. S. ; Albuquerque, Luiz Botelho . Trajetórias musicais e caminhos de formação: a constituição do habitus docente de três músicos educadores da região do Cariri. In: III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2015, Juazeiro do Norte – CE. Anais do III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. Juazeiro do Norte: Pró-Reitoria de Cultura – UFCA, 2015. v. Único.

ANJOS, F. W.; GINO, Isaura Rute Lima de. ; MADEIRA, Márcio Mattos Aragão ; SILVA, Marco Antonio ; ALMEIDA, José Robson Maia de . Curso de Licenciatura em Educação Musical da UFC-CARIRI:no caminho das singularidades ao encontro da coletividade pedagógico-musical. In: IX Encontro Regional da ABEM Nordeste, 2010, Natal. Políticas Públicas em Educação Musical: dimensões culturais, educacionais e formativas. Natal, 2010.

ANJOS, F. W.; FERNANDES, G. V. ; ROCHA, E. S. E. . A MÚSICA POPULAR URBANA E SUAS TRAJETÓRIAS NA CIDADE: Cantares e Percursos da Canção Brasileira. In: XI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ ? ANPUH-CE, 2008, Quixadá – Ce. ANAIS DO XI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ ? ANPUH-CE.

 ANJOS, F. W.. Cotidiano e Música Popular: notas sobre a Modinha Cearense e o discurso poético-musical de Raimundo Ramos. In: IV Encontro Nacional da ABET 2008, 2008, Maceió-AL. Anais do IV Encontro Nacional da ABET 2008, 2008.

ANJOS, F. W.. Cotidiano e Música Popular: Notas Sobre a Modinha Cearense e o Discurso Poético-Musical de Raimundo Ramos. In: IV Encontro Nacional da ABET, 2008, Maceió. Anais do IV encontro Nacional da ABET. Maceió: Editora da UFAL, 2008. p. 229-237.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

ANJOS, F. W.. RAMOS COTOCO E O ITINERÁRIO DA BOEMIA EM FORTALEZA: A MÚSICA EMERGÊNTE DOS QUINTAIS (1888 ? 1906). In: XII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará ? IX Encontro de Iniciação Artística, 2007, Fortaleza. Anais do XII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará ? IX Encontro de Iniciação Artística, 2007.

ANJOS, F. W.; RIBEIRO, GIANN MENDES . VIOLÕES DA UERN: MÚSICA E CONHECIMENTO NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM MOSSORÓ. In: VI ENCONTRO REGIONAL DA ABEM ¿ CENTRO-OESTE/ II ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL (ENECIM), 2006, GOIÂNIA-GO. VI ENCONTRO REGIONAL DA ABEM ¿ CENTRO-OESTE/ II ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL (ENECIM). GOIÂNIA-GO, 2006.

ANJOS, F. W.; RIBEIRO, GIANN MENDES . ENSINO COLETIVO E FORMAÇÃO DE PLATÉIA: O VIOLÃO COMO PRÁTICA DE CONJUNTO NA LICENCIATURA EM MÚSICA. In: XV ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 2006, JOÃO PESSOA-PB. ANAIS DO ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 2006.

 ANJOS, F. W.; MORAIS, V. M. ; ROCHA, E. S. E. ; FERNANDES, G. V. ; ELLERY, M. A. . Música Cearense – da Modinha à Era do Rádio. In: VII Semana Universitária da UECE, 2002, Fortaleza. VIII Encontro de Pesquisadores, 2002.

ANJOS, F. W.. A Dança de São Gonçalo no Horto de Juazeiro do Norte. In: I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do CEFET/CE, 2001, Fortaleza. Resumos, 2001. v. I.

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA UFCA

PESQUISA

Título do Projeto: INVENTÁRIO E PLANO DE TRATAMENTO DAS FONTES MUSICAIS DO FUNDO JOSÉ NOGUEIRA DE MELO DO MUSEU NOGUEIRA MACHADO (CARIRIAÇU – CEARÁ – BRASIL)

Ano: 2019 – Atual

Descrição: O objeto de nossa pesquisa circunscreve especificamente parte do fundo pertencente ao Museu Nogueira Machado que corresponde conceitualmente às séries de arquivos musicais históricos. Notadamente, o fundo em questão corresponde a um arquivo familiar cuja origem está na coleção de um aficionado em música. (GÓMEZ, 2008). Inicialmente, identificamos os seguintes itens em seu conteúdo: 1. Partituras impressas; 2. Registros fonográficos; 3. Correspondência; 4. Recortes de jornal; 5. Coleções de fotografias; 6. Instrumentos musicais..

Título do Projeto: TRAJETÓRIAS MUSICAIS E CAMINHOS DE FORMAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DO HABITUS DOCENTE DE TRÊS MÚSICOS EDUCADORES DA REGIÃO DO CARIRI E SUAS EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE MÚSICA DA UFCA

Ano: 2011 – 2015

Descrição:

CULTURA

Título do Projeto: Camerata de Violões da UFCA

Ano: 2017 – Atual

Descrição: Grupo Camerístico de violões vinculado à Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri – UFCA. O grupo é formado por professores, alunos e convidados e dedica-se a execução de repertório original e adaptado para esta formação.

Título do Projeto: Ancestrália

Ano: 2014 – Atual

Descrição: Grupo formado em 2014 com o objetivo de pesquisar e executar repertório de música renascentista, barroca e armorial. Fundindo vertentes e influências da música instrumental em busca das confluências ancestrais da música brasileira e ibérica. Romances, Villancicos, Canários e toadas fazem parte do universo musical do Ancestrália, que apresenta uma performance repleta de sutilezas e um mergulho em nossas raízes ibéricas e orientais. O Ancestrália se propõe a retomar práticas de improvisação correntes na Idade Média, Renascimento e Barroco através do resgate de cancioneiros oriundos da tradição oral latina, oriental e safaradi. A busca de uma sonoridade própria através da pesquisa de instrumentos antigos e étnicos é uma das características do Ancestrália. Os arranjos são construídos de forma coletiva.

Título do Projeto: ESCOLA DE MÚSICA DA UFC CARIRI – EMUC

Ano: 2011 – Atual

Descrição:

Outros Projetos:

Nome do projeto: Artes híbridas

Ano: 2021 – Atual

Descrição: O projeto busca realizar ações transversais nas diversas linguagens artísticas, para que se possa refletir e debater o hibridismo no campo das artes e produzir intervenções multilinguísticas.

Gestão:

Pró-Reitor de Cultura da UFCA – 2021 – Atual.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *