• Prof. Dr. Rodrigo Alexandre Soares Santos

30 de janeiro de 2023 por

É trombonista e possui doutorado, mestrado e bacharelado em Música, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou em diversos estilos musicais, tocando tanto sacabuxa, quanto trombone. Atualmente é professor da Universidade Federal do Cariri, atuando como orientador do Grupo de Sopros e Percussão e responsável pelo projeto Escola de Música da UFCA (EMUC), que tem como objetivo oferecer aulas de música para a comunidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4190466049751080

e-mail: rodrigo.santos@ufca.edu.br

Sala:

Área de Atuação: Sopros Metais Graves/ Trombone

Disciplinas ministradas: Prática Instrumental – Sopros Metais Graves I, II, III e IV; Música latino-americana;

Formação Acadêmica

• Doutor em Música – Musicologia – Universidade Estatual de Campinas
  • Mestre em Música – Universidade Estadual de Campinas
  • Graduado em Bacharelado em Música – Trombone – Universidade estadual de Campinas

Linhas de Pesquisa e Orientação

• História e memória das bandas musicais da região do Cariri Cearense

Grupo de Pesquisa

Centro de Estudos Musicais do Cariri – CEMUC

Textos em jornais de notícias/revistas

SANTOS, R. A. S.. Sistema Telescópico: A Solução dos Cromatismos nos Instrumentos de Metal. Ensaio Magazine, Tatuí, , v. 71, p. 32 – 35, 20 out. 2011.

SANTOS, R. A. S.. Aspectos da Prática Paralela da Sacabuxa e do Trombone. Ensaio – Revista do Conservatorio de Tatui, Tatuí, , v. 68, p. 26 – 30, 29 abr. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

SANTOS, R. A. S.. O sax-tromboni de Joaquim Delmont como marco da prática do trombone em Campinas durante o século XIX. In: VI Simpósio Científico da Associação Brasileira de Trombonistas, 2017, Cuiabá – MT. Anais do VI Simpósio Científico da Associação Brasileira de Trombonistas, 2017. v. 1.

SANTOS, R. A. S.; RONQUI, P. A. ; JANK, H. . Os trombones de Sant?Anna Gomes: um estudo sobre a utilização dos trombones nas composições Valsa Club Campineiro, Polka sem Fim e Polka Filuta.. In: 3° Simpósio Internacional de Música na Amazônia, 2015, Manaus. Anais do 3° Simpósio Internacional de Música na Amazônia, 2014.

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA UFCA

ENSINO

Nome do Projeto: EMUC – Escola de Música da UFCA

Ano: 2018 – atual

Descrição: EMUC (Escola de Música da UFCA) é um projeto apoiado pela Pró Reitoria de Cultura da UFCA (PROCULT – UFCA) e tem como objetivo oferecer aulas de música, executadas por bolsistas (alunos da graduação), para a comunidade interna e externa à universidade.

Nome do Projeto: Grupo de Sopros e Percussão da UFCA

Ano: 2018 – atual

Descrição: O Grupo de Sopros e Percussão da UFCA foi fundado para oferecer as estudantes da graduação e aos músicos externos à comunidade universitária, uma opção de prática e estudo dos seus instrumentos, bem como do repertório para banda de música.

PESQUISA

Título do Projeto: Flauta Pan Intratonal modular: uma proposta para a educação musical hoje

Ano: 2019 – Atual

Descrição: um projeto destinado ao desenvolvimento de uma ferramenta de apoio a musicalização modular, capaz de atender a diferentes temperamentos musicais.

Título do Projeto: Histórias e memórias da banda filarmônica São José de Barbalha.

Ano: 2017 – Atual

Descrição: é um projeto de pesquisa que atua na recuperação das narrativas sobre a banda filarmônica São José de Barbalha, que completa 80 anos em 2018.

Título do Projeto: Grupo de Sopros e Percussão da UFCA

Ano: 2018 – Atual

Descrição:

Título do Projeto: Grupo de Música Antiga Ancestrália.

Ano: 2017 – 2018

Descrição: Grupo formado em 2013 com o objetivo de pesquisar e executar um repertório de música renascentista, barroca e armorial. Fundindo vertentes e influências da música instrumental em busca das confluências ancestrais da música brasileira e ibérica. Romances, Villancicos, Canários e toadas fazem parte do universo musical do Ancestrália, que apresenta uma performance repleta de sutilezas e um mergulho em nossas raízes ibéricas e orientais. O Ancestrália se propõe a retomar práticas de improvisação correntes na Idade Média, Renascimento e Barroco através do resgate de cancioneiros oriundos da tradição oral latina, oriental e safaradi. A busca de uma sonoridade própria através da pesquisa de instrumentos antigos e étnicos é uma das características do Ancestrália. Os arranjos são construídos de forma coletiva.

Gestão:

Coordenador do Curso de Música da UFCA – 2022 – Atual

Categoria: Corpo Docente - Comentários: Comentários desativados em Prof. Dr. Rodrigo Alexandre Soares Santos