O III Encontro de Músicos de Banda da UFCA se encaixa em uma série de eventos realizada a cada dois anos, iniciando-se em 2017 com o apoio do programa PAEP – CAPES, e idealizada pelo professor do curso de música da UFCA, Dr. Rodrigo A. S. Santos. Desse modo, o EMB3 inclui a região do Cariri Cearense no mapa nacional de discussões e práticas relacionadas a temática da banda de música.

Após uma criteriosa análise do avanço da covid-19 no Brasil e, no intuito de contribuir com os esforços coletivos de contenção da pandemia, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Ceará, e em respeito à segurança e bem-estar dos inscritos, palestrantes, expositores, fornecedores, colaboradores e de todos os familiares, decidimos este ano realizar nosso evento no formato 100% online.

Sendo assim, o III Encontro de Músicos de Banda da UFCA estabeleceu como objetivo reunir, de maneira interinstitucional, os artistas, professores e amantes dos instrumentos de banda, com a finalidade de compartilhar as novas ideias acerca da prática e os resultados e tendências das pesquisas em andamento na área. Para isso, o evento contará com a realização de oficinas síncronas de: regência, flauta, clarineta, saxofone, trompete, trombone, eufônio, tuba e percussão com profissionais de diversas partes do país.

O EMB3 também reservará um espaço para discussões sobre a diversas problemáticas relacionadas às bandas de música, realizada por meio de quatro mesas redondas compostas por diversos agentes e estudiosos relacionados à temática.