• Prof. Dr. Carlos Renato de Lima Brito

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21 de setembro de 2017 por 

Prof. Dr. Carlos Renato de Lima Brito

É professor efetivo na área de Canto Coral, Técnica Vocal e Educação Musical da Universidade Federal do Cariri desde 2016. Atuou como coordenador do Curso de Licenciatura em Música da UFCA (2020-2022), é doutor em Música, na área de Etnomusicologia pela UFBA com pesquisa sobre a regência de corais nas igrejas evangélicas brasileiras, tendo sido bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Coordena e rege o Coral da UFCA desde 2017, vinculado a Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT/UFCA). Compõe a Câmara Acadêmica da UFCA como membro suplente, representando as coordenações de projetos de cultura. Possui Mestrado em Música, na área de Educação Musical, pela Universidade Federal da Paraíba, abordando em suas pesquisas temas relacionados ao ensino e aprendizagem de música em diversos contextos, tendo sido bolsista da CAPES no programa de pós-graduação em Música da referida instituição. Atuou como coordenador de área do PIBID – UFCA/Música (2017), foi gerente da Divisão de Formação Artística da Pró-Reitoria de Cultura da UFCA, coordenando a EMUC (Escola de Música da UFCA). Junto a Pró-Reitoria de Graduação da UFCA coordenou o projeto Canto Coral, no Programa de Iniciação a Docência (PID) em 2017. Leciona as disciplinas de Canto Coral, Técnica Vocal, Arranjo Coral, Educação Musical, Pedagogia de Paulo Freire e Projeto de Monografia. Atuou como professor substituto na Universidade Federal do Cariri nos anos de 2014 a 2016, tendo ministrado as seguintes disciplinas: Estrutura, Gestão e Políticas Educacionais; Estudos Sócio-Históricos da Educação; Educação Musical 1 e 2; Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 1 e 2; Flauta Doce 2; Introdução à Pesquisa em Música; e, Música na Educação Infantil. É graduado no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará – campus Cariri, onde atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFCA. Possui um curso livre em Teologia pelo Seminário Batista do Cariri (2002) e Bacharel em Teologia pela Faculdade Kurios (2007). Tem experiência profissional como diretor de música na Igreja Batista, coordenando projetos de ensino de música, regendo corais e liderando grupos vocais e instrumentais. Também trabalhou como professor de música no Seminário Batista do Cariri por 10 anos (2006-2016). Tem atuado como professor de música em diversos contextos, trabalhando também como regente, compositor, arranjador, instrumentista e corista.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1981758290355098

e-mail: renato.brito@ufca.edu.br

Sala: G12

Área de Atuação: Canto Coral, Técnica Vocal e Educação Musical

Disciplinas ministradas: Arranjo Coral; Canto Coral; Educação Musical I; Educação Musical II; Flauta Doce II; Introdução ao curso e à Prática Instrumental; Técnica Vocal.

Formação Acadêmica

  • Doutor em Música – Universidade Federal da Bahia
  • Mestre em Música – Universidade Federal da Paraíba
  • Graduado em Licenciatura em Música – Universidade Federal do Cariri
  • Graduação em Bacharel em Teologia – Faculdade Kurios

Linhas de Pesquisa e Orientação

  • Práticas culturais musicais em perspectiva crítica
  • Processos e Práticas Educativo-Musicais

Grupo de Pesquisa

Publicações

Artigos completos publicados em periódicos

BRITO, C. R. L.; ALMEIDA, C. M. G. . Aprendizagem de música no cotidiano das organistas da Congregação Cristã no Brasil em Juazeiro do Norte. REVISTA VÓRTEX, v. 7, p. 1-24, 2019.

Livros publicados/organizados ou edições

BRITO, C. R. L.. Natal no Cariri: Cantata para coro misto e infantil. 1. ed. Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2019. v. 1. 50p .

ANJOS, F. W. (Org.) ; BRITO, C. R. L. (Org.) . Iniciação à Docência: Memória e Experiências do PIBID UFCA. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 1. 245p .

TOMAS, J. L. C. G. ; TARRES, M. A. ; BRITO, C. R. L. . Música tradicional, educación y patrimonio : investigacions etnomusicológicas y educación. 1. ed. Girona: Documenta Universitaria, 2019. v. 1000. 378p .

ROGERIO, P. ; BRITO, C. R. L. ; SILVA, M. G. H. . Educação Musical: reflexões, experiências e inovações. 1. ed. , 2015.

MORAIS, Maria Izaíra Silvino ; SANTOS, Francisca Pereira dos ; BRITO, C. R. L. . Esmiuçando Saberes de Gente Semente. 1. ed. Fortaleza: Diz editoração e produção de eventos culturais, 2011. v. 1. 192p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

BRITO, C. R. L.. Reflexões sobre o canto coral em Igrejas Batistas e a COVID-19. In: Encontros Regionais Unificados da ABEM, 2020, Londrina. Anais do encontro regional do nordeste da ABEM, 2020. v. 4.

BRITO, C. R. L.. ?Quem é você??: a construção da identidade do etnomusicólogo. In: IX Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia XII Encontro de Educação Musical da UNICAMP Musicar Local: Aprendizagem e Prática, 2019, Campinas. IX Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia XII Encontro de Educação Musical da UNICAMP Musicar Local: Aprendizagem e Prática ANAIS. Campinas: UNICAMP, 2019. v. 1. p. 167-173.

LUHNING, A. ; BRITO, C. R. L. ; SILVA, L. A. ; PEREIRA, M. ; CORTES JUNIOR, M. . Atuações profissionais de egressxs do PPGMUS da UFBA. In: XXVIII Congresso da Anppom, 2018, Manaus. Caderno de Resumo e Anais, 2018. v. XVIII.

BARBOSA, T. T. P. S. ; BARBOSA, V. L. P. S. ; BRITO, C. R. L. . A COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO MUSICAL. In: VI Educamus e I Simeca, 2018, Juazeiro do Norte. Anais de textos completos, 2018.

OLIVEIRA, S. N. R. ; SANTOS, M. F. G. ; BRITO, C. R. L. . Educação Musical: Um olhar para a história de vida e trajetória musical no cenário informal da educação religiosa de Juazeiro do Norte vividos pela Cantora Rezadeira Dona Benedita. In: XI Conferência Regional Latino Americana de Educação Musical, 2017, Natal. XI Conferência Regional Latino Americana de Educação Musical, 2017.

BRITO, C. R. L.. A formação de regentes de corais em igrejas evangélicas: procedimentos iniciais de uma netnografia em Educação Musical. In: XI Conferência Regional Latino Americana de Educação Musical, 2017, Natal. XI Conferência Regional Latino Americana de Educação Musical, 2017.

BRITO, C. R. L.. OS SALTIMBANCOS E A SOCIOLOGIA DA MÚSICA: PROPOSTA DE UM RIZOMA MUSICAL PARA DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO PRODUTIVISTA. In: 10a Conferencia Latinoamericana y 3a Conferencia Panamericana de la Sociedad Internacional de Educación Musical, 2015, Lima. Educación musical en las Américas: Situación actual y desafíos para el futuro, 2015.

BRITO, C. R. L.; ANJOS, F. W. ; MOURA, C. A. . Educação Musical e religião: olhares acerca do ensino de música na Congregação Cristã do Brasil em Juazeiro do Norte. In: 9ªConferencia Latinoamericana de Educación Musical y 2ª Conferencia Panamericana de Educación Musical, 2013, Santiago. 9ªConferencia Latinoamericana de Educación Musical y 2ª Conferencia Panamericana de Educación Musical, 2013.

SOARES, D. L. ; BRITO, C. R. L. ; MOURA, C. A. . Os desafios para reinserção da música em escolas de educação básica no município do Crato. In: 9ª Conferencia Latinoamerica de Educación Musical y 2ª Conferencia Panamericana de Educación Musical, 2013, Santiago. 9ª Conferencia Latinoamerica de Educación Musical y 2ª Conferencia Panamericana de Educación Musical, 2013.

BRITO, C. R. L.; ANJOS, F. W. . Semana de Música Sacra: Um relato de experiência em educação musical e religião. In: Encontros Universitários, 2011, Juazeiro do Norte. Encontros Universitários, 2011.

BRITO, C. R. L.; Marco Antônio Silva . Prática de Instrumento de Corda Friccionada: uma experiência pedagógica com alunos da classe de violino da UFC Cariri. In: Encontro Universitários 2010, 2010, Juazeiro do Norte. Encontros Universitários. Fortaleza: Universitária, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

BRITO, C. R. L.. Musical Education of Organists in an Evangelical Church. In: 31st ISME World Conference on Music Education, 2014, Porto Alegre. 31st ISME World Conference on Music Education, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos

BRITO, C. R. L.; ROSA, L. . A regência de corais em Igrejas Batistas do Cariri: aproximações etnográficas. In: I Simposio ICTM Lat Car Tiempo Identidad y Memoria, 2020, Tuxtla Gutiérrez. RESÚMENES DE PONENCIAS, 2020.

BRITO, C. R. L.. ?Eu, regente?!?: Meu sítio e minha caminhada inicial entre cânticos e coristas. In: XIV Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2018, Salvador. Cadernos de Resumos, 2018.

BRITO, C. R. L.; ALMEIDA, José Robson Maia de . Educação Musical e Relifgião: reflexões sobre o processo de ensino/aprendizagem de música na Congregação Cristã no Brasil. In: X Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2011, Recife. X Encontro Regional Nordeste da ABEM. Recife: Universitária UFPE, 2011.

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA UFCA

ENSINO

Nome do Projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Artes/Música

Ano: 2022 – atual

Descrição: o Projeto Institucional do Pibid busca mobilizar o estudo do contexto educacional da região do cariri cearense, promovendo a autonomia no processo de formação inicial e continuada engendrado as demandas da Base Nacional Comum Curricular e das novas diretrizes curriculares para formação de professores, articulando Universidade e Escolas Estaduais e Municipais. Estimulando a criatividade, a inovação e o trabalho coletivo interdisciplinar ? Bolsistas, Supervisores, Coordenação de Áreas, aperfeiçoando e estimulando a apropriação dos diferentes espaços de formação (laboratórios, salas de aula, bibliotecas, salas de atividades, o uso de tecnologias, atividades culturais, o uso de ambientes virtuais de ensino, museus de ciência e tecnologia e outros) estruturando a formação de um profissional que esteja apto a enfrentar os desafios cotidianos da escola, sua diversidade e complexidade. Para tanto, nos valemos da formação continuada promovida pelos Grupos de Estudo e Pesquisa que perpassam por todo o projeto institucional e pelos subprojetos que compõem o PIBID UFCA, onde promovemos o estudo de referenciais teóricos educacionais que promovam ações junto às questões de ensino e de aprendizagem, buscando solucionar as dificuldades, oportunizando uma educação de qualidade e a formação de professores qualificados e prontos a enfrentar as inquietações do educar.

Nome do projeto: Canto Coral

Ano: 2017 – 2018

Descrição do projeto: Projeto de iniciação a docência, com monitoria, acompanhamento e realização das etapas de preparação de aula, construção de planos de ensino, regência e avaliação continuada.

PESQUISA

Título do Projeto: Canto Coral no Cariri cearense: uma etnografia das/os regentes e das/os coristas

Ano: 2020 – 2021

Descrição: Outras pesquisas demonstram que a região do Cariri, muito antes da chegada do Curso de Licenciatura em Música, continha a prática musical dos corais infantis e corais de jovens e adultos. A pesquisa de doutorado deste proponente, ainda em andamento, investiga a regência de corais nas Igrejas Batistas do Cariri. Essas Igrejas mantêm corais desde o ano de 1973 no mínimo, com a chegada do casal de missionários americanos Darrel Haworth e Jean Haworth em Juazeiro do Norte (BRITO; ROSA, 2020, p. 137). A professora Divani Cabral atua como professora de piano e regente de corais na Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC) há anos, onde eram organizados encontros de corais da região. A Sociedade Lírica do Belmonte (SOLIBEL), fundada pelo Padre Ágio, tem o Coral Santa Cecília, regido no fim da década de 1980, pela professora Izaíra Silvino (MADEIRA, 2016, p. 53, 58). Esses são alguns poucos exemplos históricos da presença de corais no Cariri. Outros corais e regentes estão presentes na vida musical diversa do Cariri, como continuidade e como renovação, com a presença de antigas e novas gerações de músicos caririenses, em contextos diversos de cultura, religião, educação e movimento social. Diante disso, levanta-se a seguinte pergunta: como se dá a prática de canto coral e de regência de corais na região do Cariri cearense enquanto prática cultural e pedagógica?

 

Título do Projeto: Feminaria Musical ou epistemologias feministas em música no Brasil IV: etnografias, saberes e vivências poético-musicais

Ano: 2012-Atual

Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral dar continuidade ao mapeamento da produção de conhecimento sobre mulheres e música no Brasil, bem como, problematizar os dados obtidos nestes anos de pesquisa sobre a produção analisada cujo recorte temporal foi de 30 anos (1983-2013), acrescentando aos mesmos, dados etnográficos sobre compositoras atuantes em Salvador e a análise dos cadernos de cultura dos dois principais jornais de Salvador (A Tarde e Correio da Bahia), a partir da simples pergunta: o que (não) se produz sobre mulheres e música no Brasil?, de que forma se dão estas produções de conhecimento que têm sido encontradas e devidamente incluídas no nosso banco de dados, ainda que sejam poucas e emergentes? E, por fim, quais são e como se dão as produções artísticas das compositoras atuantes no cenário soteropolitano dos últimos 30 anos? Nesta nova etapa da pesquisa está sendo apresentado 1 plano de trabalho inédito sobre a memória da Feminaria Musical: grupo de pesquisa e experimentos sonoros, que desde 2012 vêm realizando diversas ações que articulam pesquisa e extensão, dentre oficinas, palestras, encontros, interlocuções, vivências e o que classificamos de performances poético-musicais, totalizando cerca de 30 ações ao todo a serem devidamente relatadas, catalogadas e organizadas a partir da memória do grupo e dos materiais produzidos tais quais vídeos, gravações, artigos e registros fotográficos. Esta ação fomentará novas produções de artigos, vídeos e organização de nossas composições musicais e poemas criados todos coletivamente para nossas ações e performances. Este surge da necessidade de sistematização de um banco de dados, pois o que tem ocorrido é que o grupo tem recebido diversos convites e não tem dado conta da sistematização de todas as suas ações à parte das demandas da pesquisa que jà vem sendo realizada, havendo, portanto, a necessidade de um plano de trabalho específico para esta importante etapa. Neste momento também é reapresentado 1 plano de trabalho devidamente revisado e atualizado sobre a análise do acervo do arquivo público e sites dos cadernos de cultura dos dois principais jornais de Salvador, considerando a relevância dos mesmos em sua articulação tanto com o tema amplo da pesquisa que é a produção de conhecimento sobre mulheres e música no Brasil, como no contexto local no que tange a atuação das compositoras em Salvador. Compreendemos a temática mulheres e música como parte indissociável da articulação epistemológica entre os estudos de gênero, das relações étnico-raciais, das sexualidades, classe social, geração, acessibilidade e outro marcadores sociais que estão presentes no campo do fazer musical e de sua produção de conhecimento.

EXTENSÃO

Título do Projeto: Música na Escola e Formação Docente: diálogos entre a Educação Musical e as Redes Públicas de Ensino.

Ano: 2020 – 2021

Descrição: O presente projeto de extensão consiste no começo de um diálogo entre o Curso de Música da UFCA e as redes de ensino de Educação Básica da região do Cariri, a partir da implementação de um curso de curta duração (96h/a), que visa a produção de conhecimento pedagógico musical ligado a presença da música nas escolas da rede pública. Este projeto de extensão e este curso consideram a Música como área de conhecimento humano, na perspectiva de uma educação problematizadora, em que docentes, estudantes e gestores/as são vistos como agentes desse processo, em contraposição às tradicionais relações assimétricas de uma educação bancária.

Título do Projeto: Coral da UFCA

Ano: 2020 – Atual

Descrição: Projeto Institucional de Cultura vinculado a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri.

Gestão:

Coordenador do Curso de Licenciatura em Música – 2020 – 2022

Gerente da Divisão de Formação Artística/PROCULT/UFCA – 2017 – 2018

Coordenadoria de área do PIBID/Música/UFCA 2016 – 2018 E 2022 – ATUAL