• Profa. Dra. Maria Goretti Herculano Silva

  • Voltar
21 de setembro de 2017 por 

Prof. Dra. Maria Goretti Herculano Silva

Professora adjunta do Curso de Música da UFCA. Doutora em Educação Brasileira no eixo Ensino de Música pela Universidade Federal do Ceará -UFC (2016). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará -UFC (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

E-mail: http://lattes.cnpq.br/2585682942496969

e-mail: goretti.herculano@ufca.edu.br

Sala: G12

Área de Atuação: Pedagogia

Disciplinas ministradas: Didática; Didática e Metodologia do Ensino da Música II; Estrutura Política e Gestão Educacional; Estudos Socio Históricos e Culturais da Educação; Introdução à Pesquisa em Música; Projeto de Monografia; Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem na infância e Adolescência.

Formação Acadêmica

  • Doutorado em Educação – Universidade Federal do Ceará
  • Mestrado em Educação –Universidade Federal do Ceará
  • Graduação em Pedagogia – Universidade Estadual do Ceará

Linhas de Pesquisa e Orientação

 

Grupo de Pesquisa

Publicações

Artigos completos publicados em periódicos

SILVA, MARIA GORETTI HERCULANO; GUIMARAES, J. L. S. S. ; ROGERIO, P. ; SILVA, M. A. ; SANTOS, C. F. ; BRITO, J. O. . O USO DA HISTÓRIA DE VIDA E PRAXIOLOGIA DE BOURDIEU PARA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PERCUSSÃO AFRO-BRASILEIRA. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 12, p. 54266-54269, 2022.

SILVA, M. G. H.; MOURAO, C. A. F. ; SOUZA, A. C. B. ; BARROS, A. C. B. L. ; SILVA, M. A. ; ROGERIO, P. ; BOTELHO, B. P. . A LITERATURA SURDA: UMA FABRICAÇÃO SOCIAL E COTIDIANA. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 12, p. 55460-55463, 2022.

SILVA, MARIA GORETTI HERCULANO; SANTOS, C. F. ; SILVA, M. A. ; GUIMARAES, J. L. S. S. ; BRITO, J. O. ; ROGERIO, P. . SABERES PERCUSSIVOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE FORTALEZA ? CE. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 12, p. 55464-55466, 2022.

CASTRO, JACQUELINE GOMES HERCULANO DE ; LEITE, EDNA XENOFONTE ; SILVA, MARIA GORETTI HERCULANO . A Inclusão Escolar de alunos com Deficiência no contexto das Escolas de Tempo Integral da Rede Pública. ID ON LINE. REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 12, p. 991-1005, 2018.

SILVA, M. G. H.; SILVA, M. A. ; ALBUQUERQUE, L. B. . SILVA, Maria Goretti Herculano; SILVA, Marco Antonio; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho. Educação e Música: desvelando o campo pedagógico-musical da UFC. Opus, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 134-152, dez. 2008.. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 14, p. 134-152, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições

SILVA, M. A. (Org.) ; SILVA, M. G. H. (Org.) . TRILHAS DE APRENDIZAGEM: A FORMAÇÃO QUE SE FAZ NO PET MÚSICA. 1. ed. JUAZEIRO DO NORTE: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, 2018. v. 1. 118p .

Capítulos de livros publicados

SILVA, M. G. H.; SILVA, M. A. . Desmistificando o Curso de Licenciatura em Música da UFCA: Um Relato de Experiência. In: Antônio Chagas; Robson Almeida. (Org.). Educação Musical e Práticas Instrumentais. Ied.Juazeiro do Norte: , 2016, v. I, p. 99-110.

SILVA, M. G. H.; BRITO, C. R. L. . Caminhando Contra o Vento: Nossa Caminhada no Estágio Supervisionado em Música. In: Luiz Botelho Albuquerque; Predro Rogério; Marco Antonio Toledo Nascimento. (Org.). Educação Musical: Reflexões, Experiências e Inovações. Ied.Fortaleza: Edições UFC, 2015, v. I, p. 285-300.

SILVA, M. G. H.; ALVES, A. M. G. D. ; PINHEIRO, C. W. O. ; SANTOS, T. S. . MUSICALIZANDO A ESCOLA OU ESCOLARIZANDO A MÚSICA? REFLEXÃO E (RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA NAS OFICINAS DE ENSINO DE MÚSICA. In: JOSÉ ROBSON MAIA DE ALMEIDA. (Org.). ARTES DO FAZER: MÚSICA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UFC. 1ªed.FORTALEZA: EDIÇÕES UFC, 2013, v. 1, p. 15-133.

SILVA, M. G. H.; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre . TRABALHO PEDAGÓGICO E EMANCIPACAO HUMANA: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À LUZ DA TEORIA CRÍTICA. In: Moraes, Silvia Elizabeth. (Org.). Currículo e formação docente: um diálogo interdisciplinar.. Campinas: Mercado de Letras, 2008, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

SILVA, M. G. H.; SILVA, M. A. ; ALBUQUERQUE, L. B. . O USO DE NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS NA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DO HABITUS PEDAGÓGICO MUSICAL. In: II CONFERENCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM SOBRAL – CIEMS, 2015, SOBRAL. ENSINO E APRENDIZAGENS MUSICAIS NO MUNDO: FORMAÇÃO, DIVERSIDADE E CURRÍCULO COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO HUMANA, 2015.

SILVA, M. G. H.; RODRIGUES, C. S. D. ; SOARES, L. S. L. . HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO E DE TRANSFORMAÇÃO: A SOCIALIZAÇÃO FAMILIAR E ESCOLAR NA CONSTITUIÇÃO DO HABITUS PEDAGÓGICO-MUSICAL DE PROFESSORES DO CURSO DE MÚSICA DA UFC. In: XVII ENCONTRO DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – ENDIPE, 2014, FORTALEZA. A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade, 2014.

SILVA, M. G. H.; ALVES, A. M. G. D. ; SANTOS, T. S. ; PINHEIRO, C. W. O. . A música nas escolas: um olhar sobre os professores de artes da rede publica municipal do Crato-CE. In: ISME, 2013, Chile. ª conferência Latinoamericana de Educacion Musical y 2ª Conferência Panamericana de Educación Musical, ISME Chile 2013, 2013.

SILVA, M. G. H.; SILVA, M. A. ; ARAUJO, V. F. V. ; SILVA, M. C. . Do Cariri para o mundo: uma análise a respeito da contribuição do Eurochestries Festival Internacional de Orquestras Jovens para a formação dos músicos integrantes da Orquestra de cordas da Universidade Federal do Cariri. In: Encontros Universitários da UFCA, 2013, Juazeiro do Norte. I encontro Universitário da Universidade Federal do Cariri, 2013.

SILVA, M. G. H.; PINHEIRO, C. W. O. . O estágio na formação do docente em música: dificuldades, desafios e perspectivas. In: Encontros Universitários da UFCA, 2013, Juazeiro do Norte. I Encontro Universitário da Universidade Federal do Cariri.

SILVA, M. G. H.; BRITO, C. R. L. ; MOURA, C. R. A. . Música e educação Especial: a contribuição da música na aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais na perspectiva de professores das salas AEE. In: CIEMS, 2013, Sobral. I Conferência Internacional de Educação Musical de sobral – CIEMS.

SILVA, M. G. H.. O canto coral como forma de educação musical: uma anlise do coral infantil da escola Luiz Guedes Alcoforado. In: XI Encontro Regional ABEM Nordeste, 2012, Fortaleza. Educação Musical em Multiplos Contextos: Inovação, inclusão e e tecnologias, 2012.

SILVA, M. G. H.. O cenario Musical na rede publica de Juazeiro do Norte. In: XI Encontro Regional ABEM Nordeste, 2012, Fortaleza. Educação Musical em Multiplos Contextos: Inovação, inclusão e e tecnologias, 2012.

SILVA, M. G. H.. O consumo cultural da partir das letras de forro: discursos que produzem identidades e estabelecem diferenças. In: XI Encontro Regional ABEM Nordeste, 2012, Fortaleza. Educação Musical em Multiplos Contextos: Inovação, inclusão e e tecnologias, 2012.

SILVA, M. G. H.. Do Forro tradicional ao Neoforro: formação e transformação das identidades musicais. In: XII Congresso SIBE, 2012, Carceres. Sonidos del presente, propuestas del futuro, 2012.

SILVA, M. G. H.. Disposições Norteadores na Formação Pedagogico-Musical: um estudo na trajetoria de professores. In: XX Congresso Anual da ABEM, 2011, Vitoria. XX Congresso Anual da ABEM, 2011.

SILVA, M. G. H.. Solibel: uma experiência de formação acadêmica em educação musical. In: Encontros Universitarios Campus Cariri, 2011, Juazeiro do Norte. Encontros Universitarios, 2011.

SILVA, M. G. H.. A Relação entre habitus e formação: trajetórias, concepções e escolhas no campo pedagógico-científico-musical. In: XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2010, MINAS GERAIS. Anais do XV Encontro Nacional de Didática e PRÁTICA DE ENSINO, 2010.

SILVA, M. G. H.. Relação entre Habitus e Formação: Trajetorias, Concepções e Escolhas no Campo Pedagogico-Cientifico-Musical. In: XV Endipe, 2010, Belo Horizonte. Convergencias e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente: Politicas e Praticas Educacionais, 2010.

SILVA, M. G. H.. Habitus e Formação de Professores: Uma Analise no Campo Pedagogico-Cientifico-Musical. In: III FIPED, 2010, Quixadá. A formação docente no contexto contemporaneo, 2010.

SILVA, M. G. H.; RODRIGUES, C. S. D. ; SOARES, L. S. L. . Musica e Curriculo no Brasil: Percursos e Percalços. In: 19° EPENN, 2009, João Pessoa. Encontro de Pesquisa Educacional do norte e Nordeste, 2009.

RODRIGUES, C. S. D. ; SILVA, M. G. H. ; SOARES, L. S. L. . Duas Faces de uma Mesma Moeda: Olhares sobre a Teoria e a Pratica na Formação de Professores. In: 19° EPENN, 2009, João Pessoa. Encontro de Pesquisa Educacional do norte e Nordeste, 2009.

SILVA, M. G. H.; RODRIGUES, C. S. D. ; SOARES, L. S. L. . A Relação entre Habitus e Saberes Docentes: Uma Abordagem Conceitual. In: 19° EPENN, 2009. Encontro de Pesquisa Educacional do norte e Nordeste, 2009.

SILVA, M. G. H.; SILVA, M. A. . Caminhos da Educação Musical no Brasil e no Ceará: um campo pedagógico-musical em construção.. In: VII Encontro Cearense de Historiadores da Educação, 2008, Fortaleza. Anais do VII Encontro Cearense de Historiadores da Educação. Fortaleza: Edições UFC, 2008.

SILVA, M. A. ; SILVA, M. G. H. . Educação Musical no Ceará na década de 1970: trajetórias de egressos da experiência como professor Alberto Jaffé.. In: VII Encontro Cearense de historiadores da Educação, 2008, Barbalha. Anais do VII Encontro Cearense de historiadores da Educação. Fortaleza: Edições UFC, 2008.

SILVA, M. G. H.. A configuração de um campo pedagógico-musical na UFC: trajetórias, discursos e percursos formativos.. In: ENDIPE, 2008, Porto Alegre. XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008.

SILVA, M. A. ; SILVA, M. G. H. . Educação Musical No Ceará: trajetorias de Egressos de Uma Experiencia Pedagogica Musical na Decada de 1970. In: XIII Semana Universitaria da UECE, 2008, Fortaleza. Ciencia, Tecnologia e Sociedade: poder, riqueza e conhecimento, 2008.

RODRIGUES, C. S. D. ; MARTINS, E. S. ; SILVA, M. G. H. ; SOARES, L. S. L. . Faculdade de Filosofia do Crato: Fios que tecem Memoria, Historia e Experiencias de Formação. In: II Programa Especial em Etica na Pesquisa, 2008, Juazeiro do Norte. Experiencias Relacionadas à Ciencia, Tecnologia e Inovação, 2008.

SILVA, M. G. H.; MATIAS, Juliana Parente ; Jacques Therrien, . ?Competências: um debate nas licenciaturas.. In: 18º EPENN ? Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceio. Anais do 18º EPENN ? Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.

SILVA, M. G. H.; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre ; SOUZA, Angela Terezinha de . ? Trabalho Pedagógico e Emancipação: a práxis da pedagoga num espaço de educação profissional.. In: 18º EPENN ? Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Julho de 2007., 2007, Maceio/AL. Anais do 18º EPENN ? Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Julho de 2007., 2007.

SILVA, M. G. H.. COMPETÊNCIAS NAS LICENCIATURAS: UM DEBATE NOCONTEXTO DA PROPOSTA CURRICULAR. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES, 2007, JOÃO PESSOA. GLOBALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE:CURRICULO, ESPAÇO EM LITÍGIO?, 2007.

SILVA, M. G. H.. Competencias nas Licenciaturas: Um Debate no Contexto da Proposta Curricular. In: Globalização e Interculturalidade, 2007, João Pessoa. Curriculo, Espaço em Litigio?, 2007.

CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre ; SILVA, M. G. H. ; SOUZA, Angela Terezinha de . Trabalho Pedagogico e Emancipação: a Praxis da Pedagogia Num Espaço de Educação Profissional. In: 18° EPENN, 2007, Maceió. Encontro de Pesquisa Educacional do norte e Nordeste, 2007.

SILVA, M. G. H.. Formação de Professores Competentes na visão dos alunos de Pedagogia da UECE. In: Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará – UFC, 2005, Fortaleza. Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará – UFC, 2005.

SILVA, M. G. H.. Formação de Professores Competentes: perspectivas entre o discurso e a prática. In: IV Encontro de Pesquisa e Pós-graduação do CEFET/CE, 2004, Fortaleza. IV Encontro de Pesquisa e Pós-graduação do CEFET/CE.

SILVA, M. G. H.. O Perfil do Educador Competente para o século XXI: o que pensam e dizem os alunos de Pedagogia da UECE?. In: XII ENDIPE, 2004, Curitiba. XII ENDIPE, 2004.

SILVA, M. G. H.. Formando Professores Competentes: realidade ou desafio?. In: X Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2004, Fortaleza. X Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2004.

SILVA, M. G. H.. O uso do Portfólio na experiência de Monitoria. In: IX Encontro de Monitoria -VIII Semana Universitária da UECE, 2003, Fortaleza. VIII Semana Universitária da UECE, 2003.

SILVA, M. G. H.. O Portfólio como registro na experiência de monitoria. In: VIII Semana Universitária da UECE, 2003, Fortaleza. VIII Semana Universitária da UECE, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

SILVA, M. G. H.. Saberes e Competências: a formação do pedagogo em questão. In: ENDIPE- encontro nacional de didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. Anais do XIII ENDIPE, 2006.

SILVA, M. G. H.. Formar Professores Competentes: as incertezas do caminho. In: 57ª Reunião anual da SBPC, 2005, Fortaleza. 57ª Reunião anual da SBPC, 2005.

 Resumos publicados em anais de congressos

SILVA, M. G. H.; SILVA, G. H. ; ARNALDO, S. M. . Aspectos relativos aos sintomas e à conduta terapeutica no tratamento do lupus eritematoso sistemico: um estudo bibliografico. In: XVI Semana Universitaria, 2011, Fortaleza. (Inter)Nacionalização da Ciencia e da Educação, 2011.

SILVA, M. G. H.. Formacao para competencias: uma proposta para o curso de pedagogia da UECE?. In: VIII Semana Universitaria da UECE, 2003, Fortaleza. VIII Semana Universitaria da UECE, 2003.

SILVA, M. G. H.. Sequência Fedathi, uma proposta para o ensino da matemática. In: VIII Semana Universitària da Universidade Estadual do Ceará – UECE, 2003, Fortaleza. VIII Semana Universitària da Universidade Estadual do Ceará – UECE, 2003.

SILVA, M. G. H.; NUNES, A. C. A. ; SILVA, K. K. . Porque Pedagogia de Projetos?. In: XI Encontro de Iniciação Científica – VII Semana Universitária da UECE, 2002, Fortaleza. XI Encontro de Iniciação Científica – VII Semana Universitária da UECE 2002, 2002.

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA UFCA

ENSINO

Nome do Projeto: RESIDENCIA PEDAGÓGICA EM MÚSICA

Ano: 2018 – 2019

Descrição: O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso

PESQUISA

Título do Projeto: Programa de Educação Tutorial – PET

Ano: 2016 –

Descrição: O Programa inclui atividades no ambito do ensino, da pesquisa, extensão e cultura, envolvendo os alunos como agentes dessas práticas. Atividades: Musica no Campus Oficinas Musicais Espetáculos PET Música Oficina de Violão Apreciação Musical – Semiótica Musica no Campus Apresentações Musicais Oficina – Cuidados com a Voz PET Musica e o Projeto Gestão Social nas Escolas Iniciação ao PET Música Atelier Autobiográfico InterPET Música no Campus Conversa Afinada Aula PET PET nas Escolas Viola PET PET Harmõnico PET dos Afetos Oficina de Análise Cena Musical Grupo Vocal Coral no Hospital Regional Encontramus Grupo de Cellos Música e Filosofia Baque da Palavra Propriedades do Som Inglês Instrumental.

 

EXTENSÃO

Título do Projeto: Musicalização na Educação Básica

Ano: 2012 – 2013

Descrição:

Gestão:

Membro da Comissão do Núcleo Docente Estruturante – NDE – 2017 – Atual

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música – 2017 – 2019

Categoria: Corpo Docente | Pessoal - Comentários: Comentários desativados em Profa. Dra. Maria Goretti Herculano Silva