• Prof. Dr. José Robson Maia de Almeida

  • Voltar
19 de setembro de 2017 por 

Doutor (2014) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com pesquisa sobre Aprendizagem Musical Compartilhada com instrumentos musicais de sopros. Especialização em Arte e Educação pelo IFCE (2007) e Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2005). Atualmente é professor de Saxofone e Arranjo do Curso de Licenciatura em Musica da Universidade Federal do Cariri – UFCA, coordenador do quinteto de saxofones Kariri Sax, líder do Grupo de Pesquisa NEMus – Núcleo de Estudos em Educação Musical, tutor Programa de Educação Tutorial – PET/Música desde 2020. Foi Pró-Reitor de Cultura da UFCA (2016-2022), coordenador de área do PIBID/UFCA (2014-2017) e co-tutor de PET Música/UFCA (2011-2012). Desenvolve pesquisas sobre Aprendizagem Compartilhada em grupos musicais, sobre atuação profissional de músicos e sobre metodologia de estudos do instrumento musical.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5116712500151643

e-mail: robson.almeida@ufca.edu.br

Sala:

Área de Atuação: Saxofone

Disciplinas ministradas: Prática Instrumental: Saxofone I, II, III e IV; Improvisação I; Teoria Musical; Harmonia I

Formação Acadêmica

  • Doutor em Educação – Universidade Federal do Ceará
  • Mestre em Educação – Universidade Federal do Ceará
  • Especialização em Artes e Educação – Instituto Federal do Ceará
  • Graduado em Música – Universidade estadual do Ceará

Linhas de Pesquisa e Orientação

  • Aprendizagem Musical Compartilhada no ensino de instrumentos de sopros/madeiras
  • Educação musical na educação básica
  • Aprendizagem Musical Compartilhada
  • Cultura e formação musical
  • Políticas e Práticas Culturais

 

Grupo de Pesquisa

Núcleo de Estudos em Educação Musical – NEMus

Publicações

Artigos completos publicados em periódicos

ALMEIDA, José Robson Maia de; BERNARDINO, M. C. R. ; NASCIMENTO, M. G. E. S. . Entre silêncios e rupturas: ação cultural na Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Timon. INFORMAÇÃO@PROFISSÕES, v. 8, p. 42-63, 2019.

 

Livros publicados/organizados ou edições

ALMEIDA, José Robson Maia de; CHAGAS NETO, A. (Org.) . Educação Musical e Práticas Instrumentais. 1. ed. Juazeiro do Norte: UFCA, 2016. v. 1. 188p .

ALMEIDA, José Robson Maia de; SEMENSATO, C. A. G. . Mostra SESC Cariri de Culturas: Perfil do Público. 1ª. ed. Fortaleza: SESC, 2015. v. 01. 82p .

ALMEIDA, José Robson Maia de; MADEIRA, Márcio M. A. (Org.) . Conexões de Saberes Musicais. 1. ed. Juazeiro do Norte: Universidade Federal do Ceará, 2013. v. 1. 147p .

ALMEIDA, José Robson Maia de. Artes do Fazer: Música e extensão universirtária da UFC. 1ª. ed. Juazeiro do Norte: Biblioteca Campus Cariri – UFC, 2013. v. 500. 135p .

Capítulos de livros publicados

ALMEIDA, José Robson Maia de; MADEIRA, Márcio M. A. . O CURSO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI E O PROJETO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS. In: Francisco José de Paula Filho; Regiane Lorenzetti Collaris; Denysson Axel Ribeiro Mota. (Org.). Decênio UFCA. 01ed.Juazeiro do Norte: UFCA, 2019, v. , p. 42-55.

ALMEIDA, José Robson Maia de. APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA NA PRÁTICA INSTRUMENTAL COLETIVA DE SAXOFONE. In: Gabriella Rossetti Ferreira. (Org.). Educação: Políticas, Estrutura e Organização 3. 3ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 261-270.

ALMEIDA, José Robson Maia de. Saberes que permeiam a formação de professores de música. In: Darly Fernando Andrade. (Org.). Educação no Século XXI. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 27, p. 119-126.

ALMEIDA, José Robson Maia de; SOUZA, R. A. B. ; SALES, A. L. F. ; DUARTE, V. S. ; PRADO, L. F. C. ; SILVA, C. E. A. . Experiência Musical no PIBID na EEM Governador Adauto Bezerra: Relação de ensino e aprendizagem. In: Francisco Weber dos Anjos; Carlos Renato de Lima Brito. (Org.). Iniciação à docência: memória e experiências do PIBID UFCA. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. , p. 49-62.

ALMEIDA, José Robson Maia de; NOGUEIRA, C. R. ; MADEIRA, Márcio M. A. . PIBID de música na EEFM Tiradentes em Juazeiro do Norte: uma nova forma de vivenciar o ensino e a aprendizagem em artes ou a fome com a vontade de comer. In: Francisco Weber dos Anjos; Carlos Renato de Lima Brito. (Org.). Iniciação à docência: memória e experiências do PIBID UFCA. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. , p. 63-78.

ALMEIDA, José Robson Maia de; SOUSA, N. M. ; GOMES, R. F. ; NOGUEIRA, C. R. . Experiências práticas a partir da oficina de violão na EEFM Tiradentes e as contribuições para a introdução ao estudo de música. In: Francisco Weber dos Anjos; Carlos Renato de Lima Brito. (Org.). Iniciação à docência: memória e experiências do PIBID UFCA. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. , p. 93-106.

ALMEIDA, José Robson Maia de; SOUZA, R. A. B. ; PRADO, L. F. C. ; SANTOS FILHO, D. A. . Desafios no ensino de violão nas oficinas do PIBID: repertório, interação e rotina de treino. In: Francisco Weber dos Anjos; Carlos Renato de Lima Brito. (Org.). Iniciação à docência: memória e experiências do PIBID UFCA. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. , p. 107-116.

ALMEIDA, José Robson Maia de; ANJOS, F. W. ; FERRO, I. R. H. . Prática Instrumental na Licenciatura em Música: reflexões sobre a formação musical colaborativa. In: ALMEIDA, J. R. M; CHAGAS NETO, A.. (Org.). Educação Musical e Práticas Instrumentais. 1ed.Juazeiro do Norte: UFCA, 2016, v. , p. 21-38.

ALMEIDA, José Robson Maia de; REIS, R. F. . A prática instrumental no curso de música da UFCA e sua influencia na atuação docente. In: ALMEIDA, J. R. A; CHAGAS NETO, A.. (Org.). Educação Musical e práticas instrumentais. 1ed.Juazeiro do Norte: UFCA, 2016, v. 1, p. 39-48.

ALMEIDA, José Robson Maia de; SOUZA, J. A. . Educação musical no quintal: um relato de experiência no Projeto Cultural Edite Mariano. In: ALMEIDA, José Robson Maia de.. (Org.). Artes do Fazer: Música e extensão universirtária da UFC. 1ªed.Juazeiro do Norte: Biblioteca Campus Cariri – UFC, 2013, v. , p. 123-133.

ALMEIDA, José Robson Maia de; SANTOS, A. M. N. ; MATOS, Elvis de Azevedo . Kariri Sax: Uma experiência de formação musical em grupo. In: ALMEIDA, José Robson Maia de.. (Org.). Artes do Fazer: Música e extensão universirtária da UFC. 1ªed.Juazeiro do Norte: Biblioteca Campus Cariri – UFC, 2013, v. , p. 23-36.

ALMEIDA, José Robson Maia de; MATOS, Elvis de Azevedo . Descortinar de uma realidade coletiva: ensino e aprendizagem de instrumentos musicais como exercício da docência. In: ALBUQUERQUE. Luiz Botelho; ROGÉRIO, Pedro. (Org.). Educação Musical: campos de pesquisa, formação e experiências. Fortaleza: Edições UFC, 2012, v. , p. 153-168.

 

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

ALMEIDA, José Robson Maia de. As Políticas e a curricularização da cultura na UFCA: O horizonte do Plano de Cultura. In: XV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura ? Enecult, 2019, Salvador. Anais do XV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura ? Enecult. Salvador: UFBA, 2019. v. 1.

ALMEIDA, José Robson Maia de. Plano de Cultura da UFCA: Reflexões para a gestão, a política e a curricularização da cultura. In: X Seminário de Internacional de Políticas Culturais, 2019, Rio de Janeiro. Anais do X Seminário Internacional de Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 2019. p. 641-653.

ALMEIDA, José Robson Maia de. Aprendizagem Musical Compartilhada: a prática instrumental coletiva de Saxofone no Curso de Música na UFCA. In: Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), 2018, Salvador. Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2018.

ALMEIDA, José Robson Maia de; SILVA, A. C. R. ; AGUAR, M. D. ; CHAGAS NETO, A. ; MASSAKI, S. P. ; REIS, R. F. ; RODRIGUES, R. ; SILVA, I. H. A. ; SILVA, L. M. . Atuação profissional dos egressos do Curso de Música da UFCA. In: Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2018, Salvador. Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2018.

ALMEIDA, José Robson Maia de; BEZERRA NETA, I. A. ; RODRIGUES, R. A. V. ; SANTOS, M. D. A. ; CARDOSO, F. E. S. ; LAVOR, I. S. . MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURA: IMPACTO CULTURAL NA REGIÃO DO CARIRI. In: III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2015, Crato. Anais do III EBPC. Juazeiro do Norte: UFCA, 2015. v. 19. p. 48-57.

ALMEIDA, José Robson Maia de; LAVOR, I. S. ; CARDOSO, F. E. S. ; BEZERRA NETA, I. A. ; RODRIGUES, R. A. V. . VISÃO ANTROPOLÓGICA E SOCIOLÓGICA DA CULTURA: O EXEMPLO DO PROGRAMA CULTURA VIVA. In: III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2015, Crato. Anais do III EBPC. Juazeiro do Norte: UFCA, 2015. v. 19. p. 58-65.

ALMEIDA, José Robson Maia de; MATOS, Elvis de Azevedo . A formação de músicos professores na prática de instrumentos de sopros. In: IV Semana de Educação Musical IA/UNESP, 2012, São Paulo. Anais da IV Semana de Educação Musical e VIII Encontro Regional da ABEM, 2012. p. 522-530.

BRITO, C. R. L. ; ALMEIDA, José Robson Maia de . Educação Musical e Religião: reflexões sobre o processo de ensino/aprendizagem de música na Congregação Cristã no Brasil. In: X Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2011, Recife – PE. Anais do X Encontro Regional da ABEM, 2011.

ALMEIDA, José Robson Maia de; MADEIRA, Márcio M. A. ; GINO, I. R. L. ; ANJOS, F. W. ; SILVA, M. A. . Curso de Licenciatura em Educação Musical da UFC-Cariri: No caminho das singularidades ao encontro da coletividade pedagógico-musical. In: IX Encontro Regional da ABEM Nordeste, 2010, Natal. Anais do IX Encontro Regional da ABEM Nordeste, 2010.

ALMEIDA, José Robson Maia de; MATOS, Elvis de Azevedo . Música e suas aprendizagens: saberes oriundos do repertório das bandas de música. In: IX Encontro Regional da ABEM Nordeste, 2010, Natal. Anais do IX Encontro Regional da ABEM Nordeste, 2010.

ALMEIDA, José Robson Maia de; MATOS, Elvis de Azevedo . Na banda aprendi…:Uma reflexão sobre as aprendizagens provenientes do repertório das bandas de música. In: XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2010, Goiania. Anais do XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2010.

ALMEIDA, José Robson Maia de; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho ; MATOS, Elvis de Azevedo . A estrutura curricular das bandas de música: o papel do Sistema Estadual de Bandas. In: XVIII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, 2009, Londrina. Anais da Associação Brasileira de Educação Musical. Porto Alegre: ABEM, 2009. v. XVII.

ALMEIDA, José Robson Maia de. De volta oa coreto: um estudo sobre a Banda de Música de Icapuí – Ce. In: VII Encontro Regional da ABEM, 2008, João Pessoa. Anais do VII Encontro Regional da ABEM, 2008.

ALMEIDA, José Robson Maia de. Tocando o repertório curricular: Bandas de música e formação musical. In: XVII Encontro Anual da ABEM, 2008, São Paulo. Anais do XVII Encontro da ABEM, 2008.

ALMEIDA, José Robson Maia de. De volta ao coreto: um estudo sobre a banda de música de Icapuí-Ce. In: XVII Encontro Anual da ABEM, 2008, São Paulo. Anais do XVII Encontro da ABEM, 2008.

ALMEIDA, José Robson Maia de. De volta ao coreto: um estudo sobre a banda de música de Icapuí-Ce. In: VII Encontro Regional da ABEM, 2008, João Pessoa. Anais do VII Encontro Regional da ABEM, 2008.

ALMEIDA, José Robson Maia de. De volta ao coreto: um estudo sobre a banda de música de Icapuí-Ce. In: Encontro de Pesquisa e Extensão, 2007, Mossoró – RN. Anais do Encontro de Pesquisa e Extensão, 2007.

ALMEIDA, José Robson Maia de. Educação musical através do ensino coletivo de instrumentos: um relato de experiência. In: Encontro de Pesquisa e Extensão, 2006, Mossoró – RN. Anais do Encontro de Pesquisa e Extensão, 2006.

ALMEIDA, José Robson Maia de. A banda de música no Ceará: um estudo sobre a regionalização do repertório. In: XIII Encontro de Pesquisa e Extensão, 2006, Mossoró – RN. Anais do XIII Encontro de Pesquisa e Extensão, 2006.

 

Resumos expandidos publicados em anais de congresso

ALMEIDA, José Robson Maia de; SILVA, A. F. P. ; PINHEIRO, E. S. . Um estudo sobre a monitoria em Flauta transversal e saxofone no Curso de Música da UFCA. In: I Encontros Universitários da UFCA, 2013, Juazeiro do Norte. Anais dos Encontros Universitários de 2013, 2013.

ALMEIDA, José Robson Maia de; COSTA, L. A. ; COSTA, L. S. O. ; EVANGELISTA, M. M. S. . Kariri Sax: instrumentação e apropriação do repertório popular. In: I Encontros Universitários da UFCA, 2013, Juazeiro do Norte. Anais dos Encontros Universitários de 2013, 2013.

COSTA, L. S. O. ; COSTA, L. A. ; ALMEIDA, José Robson Maia de . A MONITORIA NA PRÁTICA DE INSTRUMENTOS DE MADEIRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012, Juazeiro do Norte. Anais do IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012.

PRADO, L. F. C. ; FERREIRA, E. S. ; ALMEIDA, José Robson Maia de . GRUPO DE FLAUTAS DOCE DA UFC CARIRI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012, Juazeiro do Norte. Anais do IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012.

SANTOS, A. M. N. ; ALMEIDA, José Robson Maia de ; ANJOS, F. W. . FANMOSA – FANFARRA MOREIRA DE SOUSA – EVOLUÇÃO CULTURAL EM MOVIMENTO. In: IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012, Juazeiro do Norte. Anais do IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012.

ASSIS, F. ; SILVA, G. L. ; ALVES, L. E. L. ; ALMEIDA, José Robson Maia de . FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CAMERATA VIOLÕES DE PONTA COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO NO DISTRITO DE PONTA DA SERRA, CRATO-CE. In: IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012, Juazeiro do Norte. Anais do IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012.

SANTOS, A. M. N. ; AMANCIO, I. L. N. ; ALMEIDA, José Robson Maia de ; ANJOS, F. W. . O MUNDO MÁGICO DA TEORIA MUSICAL. In: IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012, Juazeiro do Norte. Anais do IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012.

AMANCIO, I. L. N. ; ALVES, L. E. L. ; SANTOS, C. A. ; ALMEIDA, José Robson Maia de . AS CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DO PET PARA O ESTÁGIO CURRICULAR NO CURSO DE MÚSICA DA UFC CARIRI. In: IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012, Juazeiro do Norte. Anais do IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012.

SALVADOR, J. B. ; ALMEIDA, José Robson Maia de . A FORMAÇÃO DE BANDAS DE MÚSICA E SUAS TRANSFORMAÇÕES:UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO CARIRI CEARENSE. In: IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012, Juazeiro do Norte. Anais do IV Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2012.

ALMEIDA, José Robson Maia de. Tocar ensinando ou ensinar tocando?: Aspectos sócio-musicais dos discentes de música da UFC Cariri. In: III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011, Juazeiro do Norte. Anais do III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011.

SANTOS, A. M. N. ; ALMEIDA, José Robson Maia de . Metodologia de ensino de percussão das fanfarras do Cariri: Fanmosa – Fanfarra Moreira de Sousa. In: III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011, Juazeiro do Norte. Anais do III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011.

CABRAL, M. F. ; GRANGEIRO, M. I. C. ; TRIGUEIRO, S. I. J. O. ; ALMEIDA, José Robson Maia de ; MADEIRA, Márcio M. A. . Perfil discente da turma 2011.1 do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará/Campus Cariri. In: III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011, Juazeiro do Norte. Anais do III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011.

OLIVEIRA ; SOUZA, J. A. ; MADEIRA, Márcio M. A. ; ALMEIDA, José Robson Maia de . Relatos de experiencia da SEMU. In: III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011, Juazeiro do Norte. Anais do III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011.

COSTA, L. S. O. ; ALMEIDA, José Robson Maia de . Considerações sobre a possibilidade de inserção da banda de música na escola. In: III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011, Juazeiro do Norte. Anais do III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos

ALMEIDA, José Robson Maia de; ROCHA, E. S. E. . A banda de música no Ceará: um estudo sobre a regionalização do repertório. In: I Feira de Ciência, cultura, tecnologia e inovação do Estado do Ceará, 2004, Fortaleza – CE. Anais da IX Semana Universitária da UECE, 2004.

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA UFCA

ENSINO

Nome do Projeto: Um estudo sobre a monitoria em Flauta transversal e saxofone no Curso de Música da UFCA

Ano: 2013

Descrição: Projeto ligado ao Programa de Iniciação à Docência – PID.

 

Nome do Projeto: Docência em Harmonia

Ano: 2012

Descrição: Projeto contemplado e executado no Programa de Iniciação a Docência – PID nas disciplinas de Harmonia do Curso de Música.

Nome do projeto: Monitoria de Graduação na Prática de Instrumentos de Madeira.

Ano: 2012

Descrição: Projeto executado por meio do edital do Programa Iniciação à Docência – PID.

 

PESQUISA

Título do Projeto: A CENA MUSICAL DE SAXOFONISTAS: ATUAÇÃO NO CAMPO ARTÍSTICO E PEDAGÓGICO DURANTE A PANDEMIA

Ano: 2020 – Atual

Descrição: Este estudo busca compreender a atuação de Saxofonistas durante a Pandemia nos aspectos artísticos e pedagógicos. Especificamente, elucidar justificativa das escolhas de saxofonistas para a prática artística, pedagógica e de performance; conhecer como a prática artística e pedagógica está ocorrendo com uso das ferramentas online; conhecer como o isolamento social afetou o cotidiano de ensino e de performance dos saxofonistas; compreender a cena musical que se formou ao redor dos saxofonistas a partir do isolamento social; entender como ocorrem as relações entre músicos que precisam tocar juntos e quais saídas utilizaram para tal. Utilizaremos a metodologia da Etnografia Virtual e os dados serão coletados com entrevistas e o mapeamento das redes sociais dos sujeitos.

 

 

Título do Projeto: Práticas de Ensino Musical na região do Cariri Cearense

Ano: 2018 – 2019

Descrição: Compreender processos relevantes de ensino musical presentes na região do Cariri cearense. A pesquisa aqui proposta apresentará um caráter qualitativo. Será desenvolvido em duas etapas. A primeira compreenderá a identificação, seleção e análise de propostas pedagógicas desenvolvidas em diferentes ambientes onde ocorre o ensino musical, como Escola Técnica de Música, Bandas Municipais, Escolas Regulares e Especializadas, Projetos Sociais, entre outros. Assim, como forma de coleta de dados serão utilizados trabalhos de campo, entrevistas, registro audiovisuais com o intuito de conhecer as metodologias de ensino musical representativas na região. Após a coleta e análise de dados desta primeira etapa, passamos para a segunda, que compreenderá a realização de uma pesquisa experimental, aplicando as metodologias constatadas na primeira etapa, em disciplinas e projetos do curso de licenciatura em música da UFCA, viabilizando aos docentes e discentes, exemplos de experiências reais encontradas na própria região. Isso proporcionará uma reflexão teórica sobre uma prática peculiar própria da região.

Nome do projeto: Atuação profissional do egresso do Curso de Música da UFCA

Ano: 2017 – 2018

Descrição: O presente estudo tem por objetivo compreender a atuação profissional dos egressos do Curso de Música da UFCA, fazendo uma reflexão sobre a influência deste Curso em sua atuação profissional. Para tanto, serão aplicados questionários com todos os egressos, os quais totalizam 48. Após a aplicação dos questionários será realizada a tabulação, análise e discussão dos dados obtidos e empreitada uma reflexão sobre o cenário musical e profissional da região do Cariri. Para subsidiar este estudo, trago autores que dialogam com a ideia de currículo e formação docente, uma vez que, sendo um curso de Licenciatura, o objetivo principal do Curso de Música da UFCA é a formação de professores. Esperamos compreender onde e como atuam os egressos para avaliar a influência que o Curso exerce na vida profissional dos sujeitos pesquisados.

Nome do projeto: Censo de Cultura da UFCA

Ano: 2015 – 2018

Descrição: Censo de Cultura da UFCA tem o objetivo de conhecer o perfil e hábitos culturais da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri. Para tanto realizaremos uma aplicação no modelo de Censo na qual buscaremos aplicar um questionário com os alunos, docentes e técnicos administrativos. O Censo de Cultura da UFCA é uma pesquisa que será realizada pelo Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais e poderá auxiliar no entendimento e elaboração de políticas culturais no âmbito da Universidade.

Nome do projeto: Aprendizagem Musical Compartilhada

Ano: 2015 – Atual

Descrição: Estudar e compreender contextos coletivos de formação musical em que a compartilha de saberes esteja presente focando principalmente a aprendizagem e prática do instrumento. Neste projeto leva-se em consideração também o contexto social e cultural dos sujeitos e as influências do repertório em sua formação.

Nome do projeto: Mostra SESC Cariri de Culturas: O perfil do Público

Ano: 2014 – 2015

Descrição: Fazer um mapeamento de público da Mostra SESC Cariri de Culturas, edição 2014. Pesquisa vinculada ao Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturas, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do SESC-CE. A pesquisa teve como objetivo principal a identificação do público da Mostra, mas tangenciou outros aspectos, tais como fornecer apontamentos para avaliação da Mostra e para mensuração dos impactos locais da realização do evento, de acordo com a opinião do público. Além desses, um dos principais motivadores para promover esta pesquisa foi a vontade de avaliar em que medida o evento é capaz de promover a diversidade cultural e o intercâmbio cultural no público.

Nome do projeto: Aprendizagem musical compartilhada: a prática coletiva dos instrumentos de sopros/madeiras no curso de música da UFCA

Ano: 2011 – 2014

Descrição: Busca refletir e compreender sobre as práticas pedagógicas no ensino de instrumentos de sopros/madeiras (flauta transversal, clarinete e saxofone) que ocorrem no Curso de Música da Universidade Federal do Cariri ? UFCA, na perspectiva do compartilhamento e da diversidade de saberes. Para tanto, a pesquisa foi realizada com os estudantes das turmas ingressantes em 2010, 2011, 2012 e 2013, utilizando como metodologia o paradigma interpretativo dentro do estudo de caso e a pesquisa-ação. Utilizei como suporte teórico principalmente o conceito de interação e de zona de desenvolvimento proximal ? ZDP, de Vygotsky (1998); a ideia de Ecologia de Saberes, de Santos (2010); o modelo C(L)A(S)P, de Swanwick (1979); as ideias de Sacristán (2008) sobre o currículo e a idéia de reflexão sobre a prática docente à luz de Freire (1996), para aprofundar a proposta de Aprendizagem Musical Compartilhada que entendo ocorrer neste contexto. Para subsidiar o trabalho, busquei ainda refletir sobre as propostas pedagógicas direcionadas para a prática coletiva de instrumentos de sopros que atualmente ocorrem na Educação Musical brasileira, buscando um aprofundamento de aprendizagem musical coletiva, tendo como base a literatura existente e minha trajetória formativa. Esta pesquisa me permitiu desvelar e aprofundar teoricamente a ideia de Aprendizagem Musical Compartilhada ampliada pela ecologia de saberes e pela zona de desenvolvimento proximal que emergiu do contexto pesquisado. Com isso, surgiram ações que mostraram aprendizagens múltiplas, dentre elas no instrumento musical, (flauta transversal, clarinete e saxofone), abrangendo o viés técnico, criativo e musical, as quais são derivadas das ações de compartilha de conhecimentos. Essas aprendizagens podem ser potencializadas pela intencionalidade docente de alcançar a compartilha de saberes. Esta pesquisa ainda me possibilitou um trânsito nos currículos formal, informal e não formal, nos quais entendo ocorrer tais aprendizagens, os quais revelaram a compartilha musical e a construção da identidade docente nos estudantes envolvidos desde o ingresso na Prática Instrumental. Além disso, este estudo do contexto no qual estou inserido me proporcionou um novo olhar para a minha prática pedagógica, para o desenvolvimento do Curso de Música da UFCA e das abordagens utilizadas no processo de ensino e aprendizagem musical e ainda a compreensão do currículo que emerge da heterogeneidade de instrumentos, da ecologia de saberes e da Aprendizagem Musical Compartilhada.

Nome do projeto: Identidade discente: um estudo sobre o perfil dos ingressos do Curso de Licenciatura em Educação Musical da UFC Campus Cariri

Ano: 2010

Descrição: Conhecer o perfil dos alunos ingressos no Curso de Licenciatura em Música da UFC Campus Cariri.

EXTENSÃO

Nome do projeto: Música nas Escolas do Cariri

Ano: 2016 – 2017

Descrição: Ampliar as oportunidades de educação, escuta, apreciação e fazer musical no Cariri cearense dentro das escolas de educação básica, através de concertos didáticos, oficinas, palestras e cursos. ESPECÍFICOS – Possibilitar subsídios para a Lei 11.769/2008 possa de fato ser concretizado. – Oferecer formação em temas relacionados à música, para professores de artes das escolas públicas do Cariri, a fim de que possam ampliar seus conhecimentos e aplicá-los no cotidiano curricular; – Dar relevo e apoiar as ações musicais que já ocorrem nas escolas participantes deste Projeto; – Promover diversas ações na área de música, tais como cursos, oficinas, palestras na escola de educação básica, a fim de ampliar a formação e o universo musical dos alunos e professores das escolas.

Nome do projeto: Grupo de Flautas Doce

Ano: 2013

Descrição: O Projeto consiste em formar um Grupo de Flautas Doce no Curso de Música da UFC Cariri. Este grupo será formado pelo instrumentos da família das flautas doce: soprano, contralto, tenor e baixo, o qual executará repertório específico para esta formação ou ainda arranjos. O Grupo em questão é vinculado ao Programa EMUC, financiado pelo PROEXT e PREX/UFC, que disponibiliza recursos materiais e bolsistas para a execução do Projeto, bem está vinculado com as pesquisas desenvolvidas no Curso sobre ensino coletivo de instrumentos musicais, a prática como componente curricular e atividades extracurriculares de aperfeiçoamento técnico e pedagógico.

Nome do projeto: Oficina de Flauta Doce

Ano: 2012

Descrição: A proposta da Oficina de Flauta doce consiste em promover para os alunos do Curso de Música da UFC no Cariri a aprendizagem da Flauta doce para que este instrumento sirva como suporte para a docência em música. Este projeto faz parte das ações promovidas pelo Curso de Música em questão e do Programa EMUC – Escola de Música da UFC Cariri. Este projeto está ligado também com nossa pesquisa de doutorado que disserta sobre a formação do professor de música. A flauta doce é um instrumento relevante para o atual contexto da educação musical, pois é um instrumento de fácil acesso e aprendizagem, sendo uma alternativa para a musicalização em múltiplos contextos. Por isso a necessidade dos professores de música possuírem tal habilidade.

Nome do projeto: Kariri Sax (quinteto de saxofone)

Ano: 2012 – Atual

Descrição: Quinteto de Saxofones vinculado a EMUC-Escola de Música da UFC Cariri e ao Curso de de Licenciatura em Música. Possui identidade regional expressa através do repertório e tem como um dos objetivos a formação de plateia e a formação musical.

Nome do projeto: Escola de Música da UFC Cariri

Ano: 2011 – 2013

Descrição: A Escola de Música da UFC Cariri ? EMUC é uma atividade da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri que tem como objetivo oferecer à comunidade caririense em geral a possibilidade de aprendizagem e/ou aperfeiçoamento musical a partir de atividades coletivas GRATUITAS, apoiadas em métodos ativos de aprendizagem. Os cursos oferecidos pela EMUC acontecem em várias classes instrumentais e vocais, cujas ações constam de aulas prático-teóricas, oferecendo uma formação técnica e pedagógica básica para que os alunos adquiram autonomia de estudo musical. São ofertados cursos de violão, guitarra, contrabaixo, bateria, flauta, saxofone, trompete, canto coral, prática de conjunto, teclado e teoria musical, além de minicursos, oficinas, palestras entre outros. A cada fim de unidade/período letivo são realizados recitais, apresentações, audições, oferecendo à comunidade diletante a oportunidade de apreciar música, o que contribui sobremaneira para a formação do gosto e da estética da região e, aos alunos, momentos de vivência prática musical em conjunto e de avaliação do trabalho realizado. A EMUC é um Programa gratuito, proposto e realizado pelo Curso de Música/Cariri desta instituição e exerce constantemente atividades de ensino, pesquisa e extenção, servindo de laboratório para a prática musical coletiva, aperfeiçoamento e profissionalização dos músicos da região caririense.

Nome do projeto: Banda de Música da UFC Cariri

Ano: 2010 – 2011

Descrição: Banda de Música destinada a executar para esta formação e para aperfeiçoamento da prática coletiva.

Outros projetos

Nome do projeto: Elas Sax

Ano: 2017 – 2019

Descrição: Projeto tem objetivo de fomentar a prática do saxofone a partir da música de câmara em quarteto. O grupo é formado somente por mulheres e realiza recitais, concertos e diversas apresentações artísticas.

Nome do projeto: Iniciação a docência com sopros: madeiras

Ano: 2015

Descrição: A prática de estudo técnico e teórico com saxofone através da aprendizagem compartilhada no Programa de Iniciação à Docência.

Nome do projeto: Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais

Ano: 2014 – 2018

Descrição: Projeto que busca realizar pesquisas e mapeamentos sobre as práticas e políticas culturais do Cariri. Esse projeto se tornou grupo de pesquisa cadastrado no Diretório Geral dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Gestão:

membro da Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLLA) – 2015 – Atual

Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Música – 2014 – Atual

Pró-Reitor de Cultura – 2016 – 2022

Comitê Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – 2019 – 2020

Membro do Comitê Institucional do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) da UFCA – 2017 – 2020

Membro da Comissão para o processo de recredenciamento da UFCA junto ao INEP/MEC – 2018 – 2019

Comissão de elaboração do Plano de Cultura da UFCA – 2016 – 2019

Representante do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI) da UFCA – 2017 – 2018

Membro da Comissão de Elaboração da Política Lingüística da UFCA – 2018

Membro do Grupo Técnico de Trabalho com objetivo de elaborar proposta das Unidades Curriculares – 2018

Membro da equipe de execução do Edital Unificado 01/2017, Processo seletivo unificado para ações acadêmicas da UFCA – 2017

Membro-Presidente da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Edital Unificado nº 01/2017, Processo Seletivo Unificado para Ações Acadêmicas da UFCA – 2017

Diretor em exercício – IISCA – 2017

Comissão Organizadora da III Mostra UFCA – 2016

Membro da Comissão de Pós-graduação/UFCA – 2015 – 2016

Membro da Comissão de Ética da UFCA – 2015 – 2016

Coordenador de Artes – PROCULT/UFCA – 2016

Coordenador de Diversidade Cultural/ PROCULT/UFCA – 2015 – 2016

Membro do Grupo de Trabalho de Monitoria (GTM)/ PROEN/UFCA – 2014 – 2015

Coordenador do Curso de Graduação em Música/ UFCA – 2013 – 2015

Componente da Câmara de Ensino/ PROEN/ UFCA – 2013 – 2015

Comissão de Estudo da Carga Horária Docente e do Fluxograma Curricular do Curso de Música – 2014

Avaliador do processo seletivo das ações de extensão – 2013

Presidente na Comissão de Processo Administrativo Disciplinar – 2013

Categoria: Corpo Docente | Pessoal - Comentários: Comentários desativados em Prof. Dr. José Robson Maia de Almeida