Histórico do Curso

O projeto de implantação do Curso de Música da Universidade Federal do Cariri/UFCA se iniciou em março de 2009 por iniciativa dos professores da Universidade Federal do Ceará/UFC Maria Izaíra Silvino Moraes, Elvis de Azevedo Matos, Erwin Schrader e Luiz Botelho de Albuquerque. Os primeiros concursos para preenchimento de cinco vagas de professor efetivo foram realizados ainda naquele ano. No ano seguinte, 2010, dava-se início as atividades do curso com os professores de violão, cordas friccionadas, sopro/madeiras, canto coral e percepção e solfejo. O primeiro ano do curso ocorreu no campus da UFC em Juazeiro do Norte, em salas compartilhadas com outros cursos e nos espaços que ali se apresentavam disponíveis. O espaço administrativo da coordenação do curso situava-se em uma sala compartilhada com outras coordenações dos então chamados ‘novos cursos’ implantados através do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais do governo federal, mais conhecido como REUNI. A primeira turma ingressa em 2010 formou os primeiros professores de Música no ano de 2014. Em junho de 2013, foi criada, através da Lei nº 12.826, a Universidade Federal do Cariri, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará. Nesse ínterim, foi realizada a primeira avaliação institucional, na qual o curso obteve conceito 4,0.

Objetivo

Formar o músico educador e pesquisador, em nível superior, capacitado para o ensino da linguagem musical, para o ensino de instrumentos musicais, com conhecimento e prática de uma pedagogia relacionada ao ensino de música. Capaz de compreender os diversos fatores socioculturais que corroboram para a criação do panorama musical regional e mundial atual, podendo assim, interagir de maneira crítica e reflexiva no meio em que atua

Perfil do Egresso

O músico educador formado pelo Curso de Música – UFCA, além do domínio e competência das técnicas musicais e pedagógicas, deverá: ser consciente da cultura musical global e regional; ser capaz de realizar uma leitura de mundo coerente com as demandas da sociedade contemporânea; ser comprometido com o fazer musical da realidade na qual está inserido; estar apto a desenvolver pesquisas no âmbito acadêmico; ser incentivador e multiplicador de uma postura inclusiva, democrática, solidária, crítica, participativa e criativa, de maneira que a música possa ser compreendida como uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões.