Pós-Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor e Mestre em Música – Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia. Especialista (Lato Sensu) em Ensino de Artes, Habilitação em Música pela Universidade Federal de Alagoas; e Graduado em Música – habilitação em Educação Musical pela Universidade Federal de Sergipe. Ministrou diversos cursos e oficinas de formação continuada para Professores sobre práticas pedagógicas para o Ensino Musical em parceria com instituições como SESC Sergipe, Editora Paulinas e Escolas de Educação Básica. É professor adjunto da Universidade Federal do Cariri, onde atua nas áreas de Educação Musical e Flauta Doce. É Coordenador de Área do PIBID/Música/UFCA e foi Coordenador Geral de Estágios da Diretoria de Articulação e Relações Interinstitucionais – DIARI/UFCA (2018); Vice-coordenador do curso de Música da UFCA (2019); e Coordenador de Artes da Pró-Reitoria de Cultura – PROCULT/UFCA (2019-2020). É criador e coordenador do projeto institucional Núcleo de Flauta Doce da UFCA ? NFD (2017-atual) e integrante do Grupo de Música Antiga Ancestrália (2016-atual). Foi coordenador adjunto do projeto de extensão ?Música na Escola e Formação Docente: diálogos entre a Educação Musical e as Redes Públicas de Ensino? (2021), envolvendo professores da Rede Municipal de Ensino das cidades de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Mauriti e Aurora no Estado do Ceará. É autor/organizador do livro ‘Educação Musical e Práticas Instrumentais’ (CHAGAS NETO, A.; ALMEIDA, R.,2016); e do livro ‘O cotidiano no cotidiano da pandemia: reflexões e práticas com a educação musical’ (SOUZA, J. et al, 2021). É integrante do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Cotidiano, criado e liderado pela Profa. Dra. Jusamara Souza. Suas pesquisas científicas têm como foco a Educação Musical, Sociologia da Educação Musical, Interação Social, Ensino de Instrumento Musical e Ensino Particular de Música.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6641600397636689
e-mail: antonio.chagas@ufca.edu.br
Sala: G12
Área de Atuação: Flauta Doce e Educação Musical
Disciplinas ministradas: História da Música I e II; Música Latino-americana; Oficina de construção de instrumentos musicais; Flauta Doce I e II; Educação Musical I e II; Didática e Metodologia do Ensino da Música I e II; Música na Educação Infantil; Metodologias de ensino de instrumentos musicais; Introdução à Pesquisa em Música; Sociologia da Música.
Formação Acadêmica
- Pós-doutorado em Música – Educação Musical – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Doutor em Música – Educação Musical – Universidade Federal da Bahia
- Mestre em Música – Educação Musical – Universidade Federal da Bahia
- Especialista em Ensino de Arte – Habilitação em música – Universidade Federal de Alagoas
- Graduado em Licenciatura em Música – Universidade Federal de Sergipe
Linhas de Pesquisa e Orientação
- Educação Musical e Interações Sociais
- Ensino de Música
- Práticas Metodológicas do Ensino de Instrumento
- Sociologia da Educação Musical
- Práticas Educacionais e Socioculturais em Música
Grupo de Pesquisa
Núcleo de Estudos em Educação Musical (NEMus) – UFCA
Educação Musical e Cotidiano (EMCO) – UFRGS
Publicações
Artigos completos publicados em periódicos
CHAGAS, ANTONIO. Processos Interacionais na Educação Musical: reflexão sobre a aula de instrumento musical. OUVIROUVER (ONLINE), v. 15, p. 44-59, 2019.
Livros publicados/organizados ou edições
CHAGAS NETO, A.; SOUZA, J. (Org.) ; SPECHT, A. C. (Org.) ; MARQUES, J. S. (Org.) ; GONCALVES, L. N. (Org.) ; LORENZETTI, M. A. G. (Org.) ; LEON, R. T. (Org.) . O cotidiano no cotidiano da pandemia: reflexões e experiências com a educação musical. 1. ed. Porto Alegre: Scientific, 2021. v. 1. 114p .
CHAGAS NETO, A.; ALMEIDA, R. (Org.) . Educação Musical e Práticas Instrumentais. 1. ed. Juazeiro do Norte: UFCA, 2016. v. 1. 187p .
Capítulos de livros publicados
CHAGAS NETO, A.. Período letivo especial universitário e interações sociais: desafios e reflexões para o ensino musical. In: Antonio Chagas Neto; Jusamara Souza; Ana Claudia Specht; Jaqueline Soares marques; Lília Neves Gonçalves; Michelle A. G. Lorenzetti; Rosalia Trejo Leon. (Org.). O cotidiano no cotidiano da pandemia: reflexões e experiências com a educação musical. 1ed.Porto Alegre: Scientific, 2021, v. 1, p. 74-78.
CHAGAS NETO, A.; BARBOSA, M. L. S. ; SANTIAGO, D. ; CRISTAL, Q. R. . Dissertações e Teses defendidas no PPGMUS-UFBA entre 1990 e 2015. In: Diana Santiago. (Org.). 25 anos do PPGMUS UFBA: reflexões sobre uma trajetória. 01ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 79-346.
CHAGAS NETO, A.; SILVA, I. ; SANTOS, M. ; FRAGOSO, P. ; RODRIGUES, R. ; REIS, R. . Música licenciatura e o Ensino de Instrumento: a flauta doce na Universidade Federal do Cariri – UFCA. In: Antonio Chagas; Robson Almeida. (Org.). Educação Musical e Práticas Instrumentais. 1ed.Juazeiro do Norte: UFCA, 2016, v. 1, p. 07-20.
CHAGAS NETO, A.; BRASIL, A. . Estágio Supervisionado e o Ensino de Música: reflexões sobre a prática docente. In: CHAGAS, Antonio; BRASIL, Anderson. (Org.). Estágio Supervisionado e o Ensino de Música: reflexões sobre a prática docente. 1ed.Juazeiro do Norte: UFCA, 2016, v. 1, p. 83-98.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
CHAGAS NETO, A.; BRITO, C. R. L. ; SOUZA, F. F. T. ; SILVA, M. F. ; MARQUES, E. L. . Relato de experiência de um curso de capacitação para docentes: diálogos entre a Licenciatura em Música da UFCA e as redes públicas de ensino. In: XXV Congresso Anual da ABEM, 2021, on-line. Anais dos XXV Congresso Anual da ABEM, 2021. v. 4.
CHAGAS NETO, A.; SOUZA, J. . Redes digitais e interações sociais no ensino de instrumento musical: uma pesquisa em andamento. In: XXV Congresso Anual da ABEM, 2021, on-line. Anais dos XXV Congresso Anual da ABEM, 2021. v. 4.
SOUZA, J. ; LORENZETTI, M. A. G. ; CHAGAS NETO, A. . A Revista da ABEM e a presença da sociologia da educação musical (1992- 2020). In: XXV Congresso Anual da ABEM, 2021, on-line. Anais dos XXV Congresso Anual da ABEM, 2021. v. 4.
CHAGAS NETO, A.; GALDINO, A. ; RAMOS, K. . O ENSINO DE FLAUTA DOCE NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE: UMA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL MEDIADOS PELA FLAUTA DOCE. In: Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2020, on-line. Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM 2020, 2020. v. 4.
CHAGAS NETO, A.; ARAUJO, E. . Aula de música no ambiente familiar: um projeto de pesquisa sobre o processo de ensino musical entre um pai professor de Música e sua filha de 6 anos de idade. In: Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2020, on-line. Anais do Encontro Regional Nordeste da ABEM 2020, 2020. v. 4.
CHAGAS NETO, A.; ALMEIDA, R. ; RODRIGUES, R. ; REIS, R. ; SILVA, A. C. R. ; MASSAKI, S. P. ; SILVA, L. M. ; SILVA, I. . Atuação profissional dos egressos do Curso de Música da UFCA.. In: XIV Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2018, Salvador. XIV Encontro Regional da ABEM, 2018.
CHAGAS NETO, A.; DIAS, L. M. M. . INTERAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS NO ENSINO PARTICULAR DE VIOLINO: uma revisão de literatura rumo ao referencial teórico. In: Conferencia Regional Latino-americana de Educação Musical da ISME, 2017, Natal. Anais da Conferencia Regional Latino-americana de Educação Musical da ISME, 2017. v. 1.
CHAGAS NETO, A.. Uma Análise Microssociológica do Ensino Particular de Música. In: XXII Congresso Nacional da ABEM, 2015, Natal. Anais do XXII Congresso Nacional da ABEM, 2015.
CHAGAS NETO, A.. Interações no Ensino Particular de Instrumento. In: 10ª Conferencia Latinoamericana e 3ª Conferencia Panamericana de la Sociedad Internacional de Educacion Musical, 2015, Lima. Actas 10ª Conferencia Latinoamericana e 3ª Conferencia Panamericana de la Sociedad Internacional de Educacion Musical, 2015. v. 10. p. 74-79.
CHAGAS NETO, A.; DIAS, L. M. M. . Ensino Particular de instrumento: O que dizem os autores?. In: XII Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2014, São Luiz. Anais do XII Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2014. v. XII.
CHAGAS NETO, A.. Análise da utilização do blog musicarteando como ferramenta de pesquisa para educadores. In: XI ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 2013, FORTALEZA. Anais, programas e resumos, 2013.
CHAGAS NETO, A.. Eu gosto desta música, sabe por quê?. In: I Congresso NAcional de Educação Musical de Feira de Santana, 2012, Feira de Santana. Anais do I Congresso NAcional de Educação Musical de Feira de Santana, 2012.
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
CHAGAS NETO, A.; DIAS, L. M. M. . Private Violin Teacher and the Self-recognation. In: 31 ISME WORLD CONFERENCE ON MUSIC EDUCATION, 2014, Porto Alegre. 31 ISME WORLD CONFERENCE ON MUSIC EDUCATION, 2014.
PROJETOS DESENVOLVIDOS NA UFCA
ENSINO
Nome do Projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Artes/Música
Ano: 2022 – atual
Descrição: o Projeto Institucional do Pibid busca mobilizar o estudo do contexto educacional da região do cariri cearense, promovendo a autonomia no processo de formação inicial e continuada engendrado as demandas da Base Nacional Comum Curricular e das novas diretrizes curriculares para formação de professores, articulando Universidade e Escolas Estaduais e Municipais. Estimulando a criatividade, a inovação e o trabalho coletivo interdisciplinar ? Bolsistas, Supervisores, Coordenação de Áreas, aperfeiçoando e estimulando a apropriação dos diferentes espaços de formação (laboratórios, salas de aula, bibliotecas, salas de atividades, o uso de tecnologias, atividades culturais, o uso de ambientes virtuais de ensino, museus de ciência e tecnologia e outros) estruturando a formação de um profissional que esteja apto a enfrentar os desafios cotidianos da escola, sua diversidade e complexidade. Para tanto, nos valemos da formação continuada promovida pelos Grupos de Estudo e Pesquisa que perpassam por todo o projeto institucional e pelos subprojetos que compõem o PIBID UFCA, onde promovemos o estudo de referenciais teóricos educacionais que promovam ações junto às questões de ensino e de aprendizagem, buscando solucionar as dificuldades, oportunizando uma educação de qualidade e a formação de professores qualificados e prontos a enfrentar as inquietações do educar.
PESQUISA
Título do Projeto: O Ensino de Flauta Doce na região do Cariri cearense (PIBIC)
Ano: 2020 – 2021
Descrição: A pesquisa visa compreender o ensino de flauta doce na região do Cariri cearense, através de um mapeamento das ações e das estratégias pedagógicas utilizadas.
Título do Projeto: Práticas de Ensino Musical na Região do Cariri Cearense.
Ano: 2018-2019
Descrição: Compreender processos relevantes de ensino musical presentes na região do Cariri cearense. A pesquisa aqui proposta apresentará um caráter qualitativo. Será desenvolvido em duas etapas. A primeira compreenderá a identificação, seleção e análise de propostas pedagógicas desenvolvidas em diferentes ambientes onde ocorre o ensino musical, como Escola Técnica de Música, Bandas Municipais, Escolas Regulares e Especializadas, Projetos Sociais, entre outros. Assim, como forma de coleta de dados serão utilizados trabalhos de campo, entrevistas, registro audiovisuais com o intuito de conhecer as metodologias de ensino musical representativas na região. Após a coleta e análise de dados desta primeira etapa, passamos para a segunda, que compreenderá a realização de uma pesquisa experimental, aplicando as metodologias constatadas na primeira etapa, em disciplinas e projetos do curso de licenciatura em música da UFCA, viabilizando aos docentes e discentes, exemplos de experiências reais encontradas na própria região. Isso proporcionará uma reflexão teórica sobre uma prática peculiar própria da região.
Título do Projeto: Atuação profissional do egresso do Curso de Música da UFCA
Ano: 2017 – 2018
Descrição: O presente estudo tem por objetivo compreender a atuação profissional dos egressos do Curso de Música da UFCA, fazendo uma reflexão sobre a influência deste Curso em sua atuação profissional. Para tanto, serão aplicados questionários com todos os egressos, os quais totalizam 48. Após a aplicação dos questionários será realizada a tabulação, análise e discussão dos dados obtidos e empreitada uma reflexão sobre o cenário musical e profissional da região do Cariri. Para subsidiar este estudo, trago autores que dialogam com a ideia de currículo e formação docente, uma vez que, sendo um curso de Licenciatura, o objetivo principal do Curso de Música da UFCA é a formação de professores. Esperamos compreender onde e como atuam os egressos para avaliar a influência que o Curso exerce na vida profissional dos sujeitos pesquisados..
EXTENSÃO
Título do Projeto: Música na Escola e Formação Docente: diálogos entre a Educação Musical e as Redes Públicas de Ensino.
Ano: 2020 – 2021
Descrição: O Projetos consiste em uma formação continuada para professores das redes municipais de ensino, onde são apresentados os fundamentos teóricos da Educação Musical e reflexões sobre atividades práticas para o ensino de música.
Título do Projeto: Desconstruindo e construindo o som que vem do lixo
Ano: 2020
Descrição: projeto vinculado com a Universidade Federal do Cariri, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura. A ideia é conscientizar os alunos a respeito da reutilização e reciclagem de materiais que normalmente iriam parar no lixo. Essa proposta é composta por uma série de atividades e materiais específicos, criação e confecção de instrumentos musicais, que implicam com o fazer musical ativo, criativo e em comunidade, envolvendo tanto a apreciação musical quanto a criação e a interpretação..
CULTURA
Título do Projeto: Núcleo de Flauta Doce da UFCA
Ano: 2017 – Atual
Descrição: O Núcleo de Flauta Doce da UFCA é um projeto do curso de música por meio da Pró-Reitoria de Cultura que visa fomentar atividades relacionadas a este instrumento musical na região do Cariri Cearense, que envolvam tanto questões de cunho pedagógico quanto artístico..
Título do Projeto: Grupo de Música Antiga Ancestrália.
Ano: 2016 – Atual
Descrição: Grupo formado em 2013 com o objetivo de pesquisar e executar um repertório de música renascentista, barroca e armorial. Fundindo vertentes e influências da música instrumental em busca das confluências ancestrais da música brasileira e ibérica. Romances, Villancicos, Canários e toadas fazem parte do universo musical do Ancestrália, que apresenta uma performance repleta de sutilezas e um mergulho em nossas raízes ibéricas e orientais. O Ancestrália se propõe a retomar práticas de improvisação correntes na Idade Média, Renascimento e Barroco através do resgate de cancioneiros oriundos da tradição oral latina, oriental e safaradi. A busca de uma sonoridade própria através da pesquisa de instrumentos antigos e étnicos é uma das características do Ancestrália. Os arranjos são construídos de forma coletiva.
Gestão:
Coordenador de Artes na PROCULT/UFCA – 2018 – 2020
Vice-coordenador do Curso de Licenciatura em Música/ UFCA – 2019 – 2020
Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de Licenciatura em Música – 2018 – 2019
Coordenador da Coordenadoria de Estágio e Desenvolvimento Profissional – 2018
Membro Titular Docente da Câmara de Cultura/PROCULT / 2017 – 2018
Membro do Comitê Gestor do Edital PID 2018/PROEN/UFCA – 2017 – 2018
Chefe da Divisão de Aproximação entre a Universidade e o Ensino Médio/CFOR/PROEN – 2017 – 2018