• Prof. Dr. João Luís Soares Studart Guimarães

13 de agosto de 2019 por

Professor adjunto do Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Graduado em Música pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2011) , Mestrado em Educação Brasileira – FACED / UFC (2015) e Doutorado em Educação Brasileira – FACED / UFC (2022). Atua como professor de música, percussionista e produtor cultural, tendo realizado projetos na área de educação, cultura e ensino de música em escolas públicas de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5859343390687738

E-mail: joao.studart@ufca.edu.br

Sala: G13

Área de Atuação: Percussão e Educação Musical

Disciplinas ministradas:

Formação Acadêmica

• Doutorado em Educação – Universidade Federal do Ceará
  • Mestrado em Educação – Universidade Federal do Ceará
  • Graduação em Música – Universidade Federal do Ceará

Linhas de Pesquisa e Orientação

Grupo de Pesquisa

Artigos completos publicados em periódicos

GUIMARÃES, JOÃO LUÍS SOARES STUDART; ROGERIO, P. ; SANTOS, C. F. ; BRITO, J. O. ; SILVA, M. A. ; SILVA, M. G. H. . O USO DA HISTÓRIA DE VIDA E PRAXIOLOGIA DE BOURDIEU PARA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PERCUSSÃO AFRO-BRASILEIRA. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 12, p. 54266-54269, 2022.

GUIMARÃES, J. L. S. S.; SANTOS, C. F. ; ROGÉRIO, PEDRO ; SILVA, M. A. ; SILVA, M. G. H. ; BRITO, J. O. . SABERES PERCUSSIVOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE FORTALEZA ? CE. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 12, p. 55464-55466, 2022.

BRITO, J. O. ; GUIMARÃES, J. L. S. S. ; SANTOS, C. F. ; TAVARES, IBBERTSON NOBRE ; ROGERIO, P. ; HOLANDA, M. A. C. ; MOURAO, C. A. F. . ILÈ ANU: O PROCESSO PEDAGÓGICO-MUSICAL DE UM GRUPO DE MÚSICA PERCUSSIVA EM UMA INSTITUIÇÃO ESPÍRITA. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 12, p. 56198-56201, 2022.

ALBUQUERQUE, LUIZ BOTELHO ; ROGÉRIO, PEDRO ; TAVARES, IBBERTSON NOBRE ; GUIMARÃES, JOÃO LUÍS SOARES STUDART . HISTÓRIA DE VIDA, EXPERIÊNCIAS FORMADORAS E HABITUS MUSICAL NO CARIRI CEARENSE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL / LIFE HISTORY, TRAINING EXPERIENCES AND MUSICAL HABITUS IN CARIRI CEARENSE: REFLECTIONS ON THE FORMATION OF THE MUSICAL EDUCATOR. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 68795-68802, 2020.

TAVARES, IBBERTSON NOBRE ; ROGERIO, P. ; SAITO, S. C. ; GUIMARÃES, JOÃO LUÍS SOARES STUDART ; CARNEIRO, R. T. P. ; MARQUES, M. K. ; SANTOS, W. F. . AN EPISTEMOLOGICAL DIALOGUE AMONG THE PRAXIOLOGY OF PIERRE BOURDIEU AND THE EPISTEMOLOGIES OF THE SOUTH OF BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 10, p. 35240-35245, 2020.

TAVARES, IBBERTSON NOBRE ; GUIMARÃES, JOÃO LUÍS SOARES STUDART ; MARQUES, M. K. ; ALBUQUERQUE, LUIZ BOTELHO ; ROGÉRIO, PEDRO ; SANTOS, W. F. ; CARNEIRO, R. T. P. ; KACZAN, M. A. V. L. . MUSICAL EDUCATION TODAY: (RE) AFFIRMATION OF CREATIVE PRACTICES IN MUSIC TEACHING. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 10, p. 36020-36025, 2020.

Capítulos de livros publicados

GUIMARÃES, J. L. S. S.; SAITO, S. C. ; ROGERIO, P. . A estética do coro cênico e o habitus artítico do coral da Universidade Federal do Ceará – UFC. In: Francisco Ari de Andrade; Flávio Muniz Chaves; Luzianny Borges Rocha; Maria Simone Euclides. (Org.). Educação brasileira: Aportes e tendências. 1/1ed.Curitiba: Editora CRV Ltda, 2015, v. 1, p. 165-174.

Resumos publicados em anais de congressos

GUIMARÃES, J. L. S. S.; VIANA JUNIOR, G. S. ; VERAS, R ; priscila G .A. ; PEREIRA, Kelly Tatiane . Educação começa em casa: paisagem sonora do curso de licenciatura em educação musical da UFC.. In: IX Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Musical (NE)., 2010, Natal. IX Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Musical (NE)., 2010.