• Prof. Dr. Cleyton Vieira Fernandes

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13 de agosto de 2019 por 

Pós-Doutorado pela Escola de Música da UFBA. Doutor em Semiótica pelo programa de Semiótica e Linguística Geral do Departamento de Linguística USP (Capes 7). Doutor em Música pelo programa de pós-graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP (Capes 4). Mestre em Semiótica pela USP. Bacharel em Música – Hab. em Violão pela UNESP, (1998). Atua na área de performance musical como violonista com carreira internacional. Possui sólida experiência como Educador Musical em Colégios de E.F. I e II e projetos de Inclusão Social. Atua como instrumentista e pesquisador com ênfase em Semiótica da Música e Práticas Interpretativas – Violão. Possui experiência na área de gravação, produção musical e trilha para teatro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4729002119193983

e-mail: cleyton.fernandes@ufca.edu.br

Sala:

Área de Atuação: Violão

Disciplinas ministradas: Análise Musical I e II; Metodologia e Prática do Ensino de Música no Ensino Fundamental e Médio I; Metodologia e Prática do Ensino de Música no Ensino Fundamental e Médio II; Orientação de TCC I e II; Semiótica da Música e da Canção; Estética I e II; Violão: história, técnica e repertório; Prática Instrumental Violão I, II, III e IV.

Formação Acadêmica

  • Pós-Doutorado – Universidade Federal da Bahia
  • Doutor em Música – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP
  • Doutorado em Linguística – Universidade de São Paulo – USP
  • Mestre em Linguística – Universidade de São Paulo – USP
  • Graduado em Bacharelado em Música – Violão – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Linhas de Pesquisa e Orientação

  • Performance

 

Grupo de Pesquisa

Publicações

Artigos completos publicados em periódicos

FERNANDES, C. V.. A variação timbrística na estrutura do discurso musical: considerações e aplicação em “Hika”, de Leo Brower. Estudos Semióticos (USP), v. 7, p. 26-33, 2011.

FERNANDES, C. V.. Intensidade e extensidade: proposta de análise semiótica das dissonâncias harmônicas musicais. Estudos Semióticos (USP), v. 6, p. 49-54, 2010.

 

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

MAFRA, M. H. ; FERNANDES, C. V. . Sobre o usi criativo da aspectualização das faixas nos álbuns de canção: um exemplo em Canções Praieiras. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2019, Pelotas. ANPPOM – Anais, 2019.

FERNANDES, C. V.. Condições de Existência do Discurso Musical. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2019, Pelotas. ANPPOM – ANAIS, 2019.

FERNANDES, C. V.. Manipulações discursivas na formação inicial do estudante de música: modelizações a partir do querer/dever e saber/poder dos sujeitos.. In: XVIII Congresso da ANPPOM, 2018, Manaus. Caderno de resumo e anais do 28º Congresso da ANPPOM, 2018.

OLIVEIRA, C. M. ; FERNANDES, C. V. . Terra, vida e esperança: uma análise musical e semiótica.. In: III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2015, Crato – CE. Anais do III EBPC, 2015.

FERNANDES, C. V.. Linguagem e estrutura em Canticum, de Leo Brouwer. In: XXIII Congresso da Anppom, 2013, Natal. Caderno de Resumos, 2013. v. 1.

 

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

FERNANDES, C. V.. Conservação e Recriação: o lugar do músico improvisador na tradição do Jazz. In: XV Enapol de Semiótica, 2012, São Paulo. Livro de Resumos, 2012.

FERNANDES, C. V.. Ancoragem espacial em ?Danza del Altiplano?, de Leo Brouwer. In: XI MiniEnapo de Semiótica da USP, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos, 2012.

FERNANDES, C. V.. A Dinâmica em Música: a intensidade do som e sua função na construção do sentido musical. In: X Enapol de Semiótica da USP, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos, 2011.

FERNANDES, C. V.. Acontecimento, Estética e Cotidiano: uma Reflexão sobre os Modos de Apreensão do Sentido. In: XIV Enapol de Semiótica, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos, 2011.

FERNANDES, C. V.. O Tempo Musical e a Perenização Descontínua. In: IX MiniEnapo de Semiótica da USP, 2010, São Paulo. Caderno de Resumos, 2010.

FERNANDES, C. V.. Proposta de Aplicação da Semiótica Tensiva aos conceitos de Textura e Densidade Musica. In: XIII Enapol de Semiótica, 2010, São Paulo. Caderno de Resumos, 2010.

FERNANDES, C. V.. O Missivo e o Tensivo na Cantiga do Viúvo de Heitor Villa-Lobos. In: Mini Enapol de Semiótica 2009, 2009. Caderno de Resumos, 2009.

FERNANDES, C. V.. Intensidade e Extensidade no estudo nº 11 para violão de Leo Brourwe. In: Mini Enapol de Semiótica 2008, 2008. Caderno de Resumos, 2008.

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA UFCA

ENSINO

Nome do Projeto: PIBID UFCA

Ano: 2018 – 2020

Descrição:

 

PESQUISA

Título do Projeto: Semiótica e construções identitárias: a semiotização da herança cultural na geração de sentidos de identidade e alteridade no imaginário brasileiro

Ano: 2018 – Atual

Descrição: Tomado amiúde como um pressuposto, o sentido de identidade resulta de uma aprimorada e dinâmica construção discursiva e interdiscursiva em que a concepção do(s) outro(s), em contraposição ao eu/nós, constitui uma etapa primordial e não raro de análise particularmente complexa, por poder se valer de construções elípticas em que uma dada pré-concepção de alteridade, no mesmo ou em outro espaço e tempo, manifesta-se tacitamente através de preconceitos, silêncios e omissões, de forma por vezes mais eloquente e persuasiva do que a mais minuciosa das descrições. Tal problematização constitui nosso ponto de partida para uma investigação do sentido de brasilidade em textos sincréticos de diferentes naturezas (arquitetônica, audiovisual, cancional, etc) e procedências tomando-se aqui o termo sincretismo a partir da segunda definição proposta no Dicionário de semiótica, ou seja, são consideradas como sincréticas as semióticas que, como a ópera ou o cinema, acionam várias linguagens de manifestação? (Greimas & Courtés, 1979:426) e buscando a partir daí delinear algumas das combinações paradigmáticas e/ou sintagmáticas ou mesmo sintáxicas percebidas como referentes a uma identidade nacional brasileira..

 

 

Título do Projeto: A cena enunciativa e geração do plano de expressão

Ano: 2009 – Atual

Descrição: Em princípio restrita aos domínios do plano de conteúdo devido ao escopo teórico do modelo do percurso gerativo do sentido, a semiótica proposta por A. J. Greimas e seus colaboradores aborda o plano de expressão com a teoria dos sistemas semi-simbólicos; em trabalhos mais recentes, J. Fontanille, dando continuidade à análise semiótica da expressão, propõe um percurso gerativo, agora aplicada a este dominio do sentido. O projeto de pesquisa que se desenvolve vem ao encontro dessa última proposta teórica, uma vez que se dedica à verificação dos alcances analíticos do modelo do percurso gerativo da expressão; mas também pretende avançar nesse campo de análise, pois pretende, como hipótese inicial de trabalho, que o plano de expressão possa ser estudado a partir da cena enunciativa construída, ainda no plano de conteúdo, por meio do aparato formal da enunciação, que já encaminharia, nas relações estabelecidas entre os co-enunciadores e nos arranjos entre temas e figuras, modos específicos de geração da expressão e de manisfestação textual..

CULTURA

Título do Projeto: Camerata de Violões da UFCA

Ano: 2015 e  2019

Descrição: Projeto de desenvolvimento artístico e cultural do Curso de Música da Universidade Federal do Cariri.

Outros Projetos:

Nome do projeto: Cordas Brasileiras com Giácomo Bartoloni e Fréderic Bernard

Ano: 2015

Descrição:

 

Nome do projeto: Cordas Brasileiras com Guilherme de Camargo

Ano: 2015

Descrição: O projeto “Cordas Brasileira” propõe-se a realizar eventos de cunho artístico e didático envolvendo violonistas do Brasil e exterior. Tais eventos ocorrem no município de Juazeiro do Norte, Cariri Cearense, no teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste. O projeto contempla uma abordagem artística, didática, de desenvolvimento social e pesquisa, sendo tais eixos estruturados da seguinte forma: a) As apresentações e concertos promovidos junto ao público local ocorrem em alto nível performático, em virtude da qualidade técnica e artística dos instrumentistas selecionados. b) Além dos concertos realizados, os músicos fazem oficinas e palestras em parceria com a Universidade Federal do Cariri. Tal viés contempla não apenas o público universitário iniciado em música, mas também o público geral por meio de concertos didáticos formadores de plateia. O projeto “Cordas Brasileiras” conta com o apoio da Pró-Reitoria de cultura da Universidade Federal do Cariri tanto em relação à disponibilização de material humano como também a colaboração logística no deslocamento dos participantes do projeto.

 

Gestão:

Diretor da Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes – IISCA/UFCA – 2019 – 2021.

Coordenador de Área do PIBID Música/UFCA

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